Iniciativa engloba instituição de uma política de inovação, criação de dois comitês e vinculação do laboratório à área de gestão estratégica
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) está reestruturando seu programa de inovação. A iniciativa engloba a instituição de uma política de inovação, criação de dois comitês e algumas mudanças no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-TRT12), ampliando sua atuação e vinculando-o à Secretaria de Gestão Estratégica (Segest).
Um desses comitês é o de Governança Regional da Inovação (CGR-Inova), coordenado pela desembargadora Mari Eleda Migliorini. Ela foi a idealizadora do Hackathon Inova TRT-SC, a primeira maratona tecnológica da Justiça do Trabalho, realizada em 2019. “Nossa intenção é resgatar das gavetas ideias geradas no Hackathon - como o projeto da atendente virtual LIA, que foi o campeão - e no laboratório de inovação. Vamos colocá-las como instrumentos inovadores a serviço do cidadão catarinense usuário de nossa Justiça”, adianta a desembargadora.
Embora vinculado à Segest, o Liods-TRT12 terá sua gestão e operacionalização alinhadas às deliberações do CGR-Inova e do Subcomitê Técnico de Inovação (ST-Inova), coordenado pelo gestor estratégico de metas do tribunal, juiz Roberto Masami Nakajo.
Também responsáveis por aplicar e apoiar a Política de Gestão da Inovação do TRT-12, o comitê e o subcomitê possuem composição multidisciplinar. Além de magistrados, fazem parte dele servidores das áreas administrativa e judiciária do tribunal.
“Agora, a partir da área de planejamento estratégico do tribunal (aquela que pensa o TRT do futuro), vamos também reengajar as pessoas, reacender o entusiasmo, idear o novo, dar asa à criatividade e garantir que os sonhos criativos se concretizem. Tudo aproveitando a boa e elogiável postura da atual administração, sob a batuta do presidente Manzi, que se quer valer da melhor maneira possível da tecnologia”, projeta a desembargadora Mari Eleda.
Ampliando o conhecimento
A busca pela vanguarda da inovação fez com que o TRT-12 fosse o centro de uma reportagem da TV UFSC. Além do Hackathon, entre as iniciativas para melhorar a experiência das pessoas que utilizam seus serviços, a instituição criou em 2009 o Processo Administrativo Virtual (Proad), utilizado pela maioria dos TRTs, e sediou o lançamento nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 2011.
Para dar prosseguimento à trajetória de inovação e conhecer outras experiências que possam contribuir com a melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão, o diretor da Segest, Gustavo Ibarra, e a servidora Tamilly Virissimo, responsável pelo Liods, visitaram recentemente o ecossistema de inovação de Santa Catarina. Eles conheceram os laboratórios da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SDE) e do Governo de Santa Catarina.
“A inovação no setor público não é uma questão de moda, tampouco estratégia de marketing. Hoje em dia, é uma necessidade real, e por isso precisamos buscar todos os investimentos e colocar toda a nossa energia visando à melhoria da qualidade e a eficiência dos nossos serviços”, afirma Gustavo Ibarra.
Texto: Carlos Nogueira e Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br