Iniciativas buscam solucionar os principais desafios da Justiça do Trabalho por meio da inovação
Um programa colaborativo de inovação que busca debater e solucionar os desafios mais complexos da Justiça do Trabalho, conectando a instituição à comunidade jurídica e à sociedade em geral. Este é o Inova TRT-12, programa criado em 2019 e que está sendo retomado, conforme deliberação do Comitê de Governança Regional da Inovação (CGR-Inova), em reunião realizada na última semana.
Com o apoio do Laboratório Via, da Universidade Federal de Santa Catarina, o Inova desenvolveu no período de um ano um conjunto de atividades voltadas à cultura da inovação, como painéis de debates, capacitações teóricas e oficinas para magistrados e servidores do TRT-12. Outra iniciativa foi o hackathon, uma maratona tecnológica que envolveu todo o ecossistema de inovação na busca de soluções para os desafios da JT.
Também foi criado o laboratório de inovação do Tribunal (LabInova), atual Liods-TRT-12, espaço colaborativo para estimular a criatividade, a troca de conhecimentos e o despertar de novas ideias. O Concilia JT, ferramenta que utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em um processo, é um exemplo de projeto desenvolvido no laboratório de inovação.
“Nossa intenção é resgatar as ideias geradas no laboratório de inovação e no hackathon, como o projeto da atendente virtual LIA, que foi o campeão. Vamos colocá-las como instrumentos inovadores a serviço do cidadão catarinense usuário de nossa Justiça”, adianta a desembargadora Mari Eleda Migliorini, coordenadora do CGR-Inova.
Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br