Programa Trabalho Seguro mobiliza Joaçaba e Itajaí com palestras e uma nova adesão

22/06/2015 17h38

banner PTSO Programa Trabalho Seguro prevê, para esta semana, uma série de eventos que visam avançar na discussão sobre saúde e segurança no trabalho em Santa Catarina. Além do Encontro Sul Brasileiro, que acontece nos dias 25 e 26 em Florianópolis, mais duas palestras e uma nova adesão serão realizadas em Joaçaba e Itajaí.

Nesta segunda-feira (22), às 19h30, o juiz titular da Vara de Joaçaba, Rodrigo Goldschmidt, ministra palestra sobre o tema no auditório jurídico da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), no campus de Joaçaba. O magistrado vai conversar com servidores e professores sobre as doenças e acidentes de trabalho, a saúde mental, a responsabilidade civil do empregador, os programas de prevenção de riscos ambientais e de saúde ocupacional, além de insalubridade, periculosidade e penosidade. O juiz também vai destacar os deveres do empregador e empregado e os marcos jurídicos referentes à Constituição Federal, à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e à Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, relativa à segurança e medicina do trabalho. Para quem não puder comparecer, Goldschmidt vai falar novamente sobre o tema na terça (23), no mesmo local, das 8h às 9h.

Em Itajaí, quem aborda o assunto é o juiz Leonardo Fischer, da 2ª Vara do Trabalho de Itajaí. Às 16h30 de terça-feira (23), ele vai participar de uma mesa redonda sobre saúde e segurança do trabalho na pesca industrial, discutindo os riscos da atividade pesqueira e as normas que envolvem essa atividade. A mesa faz parte do seminário “Novos Rumos para a Pesca Profissional”, organizado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do município de Itajaí e que acontece no auditório do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

Já na quarta-feira, o Programa Trabalho Seguro ganha uma nova parceria. Representantes da Unimed vão assinar o termo de adesão às 10h na 2ª VT de Itajaí. Com isso, Santa Catarina se mantém como um dos estados que mais aglutinou instituições em torno do PTS: são ao todo 72, incluindo empresas privadas e públicas, entidades sindicais, órgãos estatais e instituições de ensino.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: