Compartilhar ideias para que todos consigam melhorar as condições de segurança no trabalho. Essa foi a mensagem deixada pelo juiz Ricardo Jahn durante o encontro que reuniu cerca de 30 instituições parceiras do Programa Trabalho Seguro (PTS), em Santa Catarina.
A reunião aconteceu na quinta (26), na sede Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, e contou também com a presença do gestor do PTS no estado, desembargador Roberto Guglielmetto, e dos gestores auxiliares Adriana de Camargo, Desirré Bollmann e Elton Salles, todos magistrados do TRT-SC.
Ricardo Jahn, um dos gestores nacionais do PTS, lembrou que o objetivo do Programa é unir entes públicos, empregadores e empregados na busca por melhores condições laborais e pela redução de doenças e acidentes de trabalho. “Por meio das boas práticas adotadas é possível evitar condutas que ocasionem prejuízo e sofrimento aos envolvidos, inclusive à sociedade.” reforçou.
Para Guglielmetto, a presença dos parceiros demonstra a disposição e o interesse de todos em dar continuidade ao Programa. “De 2016 até o segundo semestre de 2017 foram cerca de 130 atividades realizadas que podem ter proporcionado resultados nem sempre visíveis, mas importantes para o bem-estar”, assinalou o magistrado.
A reunião também teve a participação da psicóloga do TRT-SC Elaine Dal Col da Silva, que falou das consequências do estresse laboral e das ações para preveni-lo. "Estresse em excesso ocasiona prejuízo ao organismo, que fica em situação de vulnerabilidade a doenças, além de ser responsável pela falta de energia”, disse.
Para atuar na prevenção, a psicóloga explica que é importante realizar investimentos na melhoria do clima organizacional, em capaciação, dar atenção à ergonomia e à organização de pagamentos, horários e folgas.
Boas Práticas
Uma das boas práticas apresentadas foi o Programa Construção Mais Segura, do Serviço Social da Indústria (Sesi), que tem por objetivo diminuir os acidentes no ramo da construção civil. Por meio de palestras, workshops e seminários de sensibilização, o programa tem por objetivo levar às empresas o mapeamento de riscos e a implementação de uma cultura de conscientização sobre a necessidade de segurança laboral.
A segunda apresentação foi sobre o Justa Pausa, software do TRT-SC desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em conjunto com Coordenadoria de Saúde. Baseado no tempo de uso do computador, o programa sugere a magistrados e servidores uma parada de dez minutos a cada 1h30 de trabalho a fim de prevenir doenças osteomusculares e fadiga visual.
Gestores do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina discutem ações para 2018
O juizes Ricardo Jahn, Desirré Bollmann e Elton Salles reuniram-se na terça (24) para avaliar as atividades realizadas pelo PTS neste ano e discutir questões para 2018. Também participaram as servidoras do TRT-SC Luciana Botelho e Elaine Dal'Col da Silva.
Além do balanço de 2017, os principais assuntos da reunião foram o levantamento de temas para o Programa em 2018, que serão levadas a Brasília em dezembro na reunião dos gestores nacionais, e a apresentação de propostas de atividades para o próximo ano.
Texto: Luana Cadorin/ Foto: Fiesc
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br