Projeto da nova carta precatória é apresentado a presidentes e corregedores de TRTs

Iniciativa do TRT-2 prevê distribuição do instrumento de forma eletrônica, para o destino correto, com apenas cinco cliques no PJe

22/05/2025 12h21, atualizada em 22/05/2025 14h33

A 4ª Reunião Ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) encerrou nesta quarta-feira (21/5), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Os debates, que começaram na véspera, reuniram dirigentes dos tribunais do trabalho de todo o país, de forma presencial e on-line, e giraram em torno da modernização das cartas precatórias, equalização de carga de trabalho, sustentabilidade nos TRTs e pesquisa aplicada.

Confira o álbum de fotos da 4ª reunião do Coleprecor.
 

Cinco cliques


O juiz Bráulio Gabriel Gusmão, secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), apresentou os detalhes do novo projeto de cartas precatórias eletrônicas, desenvolvido com o objetivo de simplificar e agilizar a tramitação desses instrumentos entre os tribunais regionais.

As cartas precatórias funcionam como se fosse um processo secundário do principal e serve, basicamente, para ouvir uma parte ou uma testemunha, de forma presencial, que resida em jurisdição distante de onde a ação foi proposta.

Segundo ele, embora o sistema PJe seja único em todo o país, sua instalação ocorre de forma independente em cada TRT, o que torna a comunicação entre os sistemas mais complexa do que aparenta.

O procedimento tradicional de emissão de uma precatória ainda exige vários passos manuais. Além disso, o servidor responsável precisa identificar corretamente para onde ela será enviada.

O projeto busca resolver exatamente esse gargalo. A nova funcionalidade permitirá que a carta precatória seja gerada, enviada e distribuída automaticamente dentro do próprio PJe, sem necessidade de uso de malote digital ou consultas externas.

“Com cinco cliques, o sistema já distribui a carta na vara de destino. O que antes levava horas ou até dias, agora acontece em segundos”, destacou o juiz, que também agradeceu o apoio do TRT-SP pelo desenvolvimento da ferramenta.

A nova funcionalidade estará disponível a partir da versão 2.15 do PJe, que começará a ser instalada nos tribunais ainda neste ano. O juiz encerrou sua apresentação reforçando que a proposta será disponibilizada a todos os TRTs em código aberto para uso e aprimoramento.

Confira mais em : Projeto de modernização de cartas precatórias é apresentado em reunião do Coleprecor

Quatro pessoas sentada atrás de uma bancada falando ao microfone
Min. Aloysio da Veiga esteve presente na abertura da reunião do Coleprecor


Equalização da carga de trabalho

Outro tema amplamente discutido durante a reunião foi a equalização da carga de trabalho, assunto que vem sendo tratado com frequência nas reuniões mensais do Coleprecor.

O objetivo é reequilibrar a força de trabalho conforme a demanda processual de cada localidade, garantindo maior uniformidade na prestação jurisdicional e evitando sobrecargas das unidades mais movimentadas.

Um projeto do TRT da 14ª Região (TRT-RO/AC) sobre o assunto foi apresentado pelo presidente do órgão, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, e pelo corregedor, desembargador Carlos Augusto Gomes Lobo.

A iniciativa foi desenvolvida com base em estudos sobre a distribuição de processos, lotação funcional e estrutura física das unidades judiciárias dos estados de Rondônia e Acre. Ilson Junior enfatizou que a iniciativa busca adaptar a estrutura e o funcionamento do tribunal às necessidades locais, promovendo uma distribuição mais eficiente dos processos e garantindo melhor atendimento à população.

Confira mais sobre as atividades realizadas em: “Se o todo não funcionar bem, a Justiça não funciona”, diz corregedor da Justiça do Trabalho sobre importância da equalização da carga de trabalho”
 

Sustentabilidade


Também foram apresentadas boas práticas de sustentabilidade. A condução dos trabalhos foi feita pelo corregedor do TRT da 3ª Região (TRT-MG), desembargador Manoel Barbosa da Silva, coordenador da Comissão de Sustentabilidade do Coleprecor.

O corregedor do TRT-MG apresentou iniciativas de sustentabilidade em andamento no Regional mineiro, com destaque para a redução no uso de papel e estímulo à impressão consciente.

Entre as ações estruturantes em curso, Manoel Barbosa citou a implantação de uma usina de microgeração de energia no TRT-MG, que já teve o edital autorizado e deve ser publicado até julho. O projeto está em fase de preparação e tem como objetivo melhorar a eficiência energética do Tribunal.

O magistrado também propôs o fortalecimento dos setores responsáveis pela área de sustentabilidade e a troca de experiências entre tribunais para aprimorar as ações. Ele sugeriu, ainda, o uso de recursos provenientes de multas trabalhistas para fomentar projetos ambientais fora do Judiciário, como a recuperação de nascentes e da mata ciliar por pequenos produtores.

Na sequência, os participantes discutiram práticas sustentáveis em andamento nos demais TRTs, com destaque para iniciativas de gestão ambiental, eficiência energética e promoção da responsabilidade social.

Veja mais em: Sustentabilidade e pesquisa aplicada marcam encerramento da reunião do Coleprecor
 

Pesquisa aplicada
 

O presidente e corregedor do TRT da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Eduardo Serrano da Rocha, coordenou a apresentação do estudo “Perfil Institucional do TRT da 21ª Região”.

O diagnóstico foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e traça um panorama detalhado da atuação do tribunal no estado, com foco na estrutura administrativa, produtividade, força de trabalho e contexto socioeconômico regional.


Encontro com Hugo Mota 

Quatro pessoas em pé, posando para foto
Presidente da Câmara com dirigentes da Coleprecor

Os dirigentes do Coleprecor e do Tribunal Superior do Trabalho se reuniram, na terça-feira (20/5), com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na residência oficial do parlamentar, em Brasília.

Entre os presentes estavam os presidentes do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e o desembargador Amarildo Costa de Lima, que também é secretário geral do Coleprecor. Realizado no intervalo da reunião do Colégio, o encontro teve como principal pauta a defesa da competência da Justiça do Trabalho.

Confira os detalhes do encontro em: Coleprecor e Administração do TST se reúnem com presidente da Câmara para reforçar defesa da competência da Justiça do Trabalho
 

 

Texto: Assessoria do Coleprecor, com edição da Secom TRT-SC
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

 

 

Leia Também: