Aproximar a Justiça do Trabalho de Santa Catarina da sociedade. Essa é a proposta do projeto Ensinar e Aprender da Escola Judicial do TRT/SC em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra/SC). Os juízes do trabalho Adailto Nazareno Degering e Maria Aparecida Ferreira Jerônimo deixaram os seus gabinetes para conversar com mais de 100 alunos das 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, de Florianópolis, na sexta-feira (06).
Os magistrados falaram sobre a estrutura do Poder Judiciário, destacando o funcionamento e o papel do Judiciário Trabalhista. Para o juiz Adailto, esse contato possibilita aos jovens uma melhor compreensão e visão sobre a Justiça do Trabalho. “É importante que eles saibam o objetivo maior da Justiça do Trabalho, que é conciliação e a pacificação dos conflitos sociais”, afirma o magistrado. Na avaliação da juíza Maria Aparecida, é fundamental que eles conheçam os seus direitos para que possam exercê-los.
Durante a palestra, os estudantes interagiram através de perguntas feitas diretamente aos juízes. Para a diretora da escola, Margarete dos Santos, a atividade é uma oportunidade para os alunos conhecerem a Justiça do Trabalho, além de contribuir para a formação da cidadania. O projeto “Ensinar e Aprender” do TRT/SC integra o programa “Casa da Justiça e Cidadania”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em junho deste ano, a presidente do Tribunal, juíza Marta Maria Villalba Falcão Fabre, assinou o termo de cooperação técnica para adesão ao programa. Entre as propostas, está a necessidade de buscar alternativas para levar a justiça até o cidadão.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320