Segunda edição teve a participação de 28 alunos e promoveu atividades sobre segurança no trabalho, sustentabilidade e combate ao trabalho infantil
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) recebeu, nesta quinta-feira (13/8), 28 estudantes do 4º ano da Escola Social Marista de São José para a segunda edição do Programa Inspirar. A iniciativa da Presidência, realizada em parceria com os Programas Institucionais e Comitês do Tribunal, busca aproximar a comunidade escolar do Poder Judiciário e apresentar às crianças temas relacionados à cidadania e aos direitos fundamentais.
Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura e o funcionamento do Tribunal e tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, o ambiente da Justiça do Trabalho.
Atividades educativas e conscientização
Após a recepção e uma introdução sobre cidadania, os estudantes foram divididos em três grupos e participaram de atividades e dinâmicas sobre segurança do trabalho, sustentabilidade e combate ao trabalho infantil.
Uma das ações promoveu reflexões sobre atividades adequadas e inadequadas para crianças. Os alunos também participaram de uma simulação de julgamento envolvendo um caso de trabalho infantil, com o objetivo de conscientizá-los sobre os impactos dessa prática e a importância da garantia dos direitos da infância.
Entre uma atividade e outra, as crianças também puderam conhecer um pouco da memória do Tribunal, manuseando equipamentos e mobiliário antigo, como máquinas de escrever, carimbos e perfuradores de papel.
Estudo e futuro
A abertura contou com a participação da presidente do TRT-SC, desembargadora Teresa Regina Cotosky, que destacou a importância do projeto para a formação cidadã dos estudantes e para aproximá-los da Justiça do Trabalho. A magistrada também apresentou os programas de aprendizagem e de estágio do tribunal, ressaltando que essas oportunidades podem representar os primeiros passos de uma trajetória profissional na instituição. “Se vocês se dedicarem e estudarem, podem vir a ser aprendizes, estagiários e, quem sabe, servidores e magistrados da Justiça do Trabalho”, afirmou.
Também participaram das atividades o desembargador Hélio Bastida Lopes, coordenador do Comitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, e a juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna, uma das gestoras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.
A ação integra os esforços do TRT-SC para promover a conscientização sobre cidadania e trabalho decente e fortalecer o diálogo entre a Justiça do Trabalho e a comunidade. Além desta edição, outras três estão previstas até o final do ano.
Bernardo Alves (estagiário)
Supervisão: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br

