Publicações dos atos no DEJT facilitou adesão ao Juízo 100% Digital, afirma advogado

Quarto módulo da Escola Judicial abordou experiências com Juízo 100% Digital e práticas telepresenciais

21/10/2022 18h16, atualizada em 23/04/2024 15h52

Aconteceu nesta sexta-feira (21/10) o 4º Módulo de Estudos da Escola Judicial (Ejud-12) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). O evento de um dia, integralmente online, teve como foco o Juízo 100% Digital e as práticas telepresenciais que vêm sendo adotadas por magistrados e servidores do TRT-12.

A primeira apresentação foi do advogado Gustavo Villar Mello Guimarães, mediada pelo desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior. Atuante na área trabalhista e sindical patronal há 24 anos, Gustavo Villar falou sobre a visão da advocacia a respeito do assunto.

Ele ressaltou que a alta adesão ao Juízo 100% Digital em Santa Catarina deve-se muito ao fato de que as publicações dos atos processuais continuam sendo realizadas pelo Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT).

Print de tela mostrando um homem moreno, de cerca de 40 anos
Gustavo Villar:  garantia na contagem dos prazos

“O TRT de Santa Catarina deu um passo à frente quando disciplinou as publicações dos atos no DEJT. Essa é a chave do sucesso na adesão ao Juízo 100% Digital, pois os advogados precisam ter a garantia de que as informações processuais sejam feitas através do Diário Eletrônico, para o início da contagem dos prazos”, destacou.

Segundo o advogado, boa parte dos tribunais não tiveram sucesso na adesão a esta modalidade de tramitação, na qual todos os atos ocorrem por meios telepresenciais, justamente por não prever essa facilidade na regulamentação. 

Coragem e criatividade

A abertura do evento foi feita pelo juiz Luis Fernando Silva Carvalho, coordenador pedagógico da Ejud-12, que iniciou seu relato lembrando que o TRT-12, no início da pandemia, foi o primeiro regional do país a retomar as audiências de instrução, de forma telepresencial. “A coragem e a criatividade dos servidores e dos juízes foram maiores que o medo”. 

Outros temas abordados durante a tarde foram as audiências a distância, a prática de atos externos por meio eletrônico e a parametrização das atividades dos oficiais de justiça. Para encerrar, o debate foi sobre a gestão das varas do trabalho, com foco nos servidores em teletrabalho e nas novas formas de atendimento ao público.

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: