Respeito à diversidade deve ser um exercício diário das empresas, afirma Selma Light

Ativista e assessora de políticas públicas LGBTQIAPN+ da Prefeitura de Florianópolis falou durante evento no TRT-SC, com participação também de integrante do Comitê de Equidade do Ministério Público do Trabalho

30/09/2026 17h44, atualizada em 30/09/2026 19h24
Priscila Tavares

A inclusão no trabalho não termina na contratação. Ela passa pela forma como colegas, chefias e empresas respondem a situações de preconceito e garantem espaço para que cada pessoa possa ser quem é. A reflexão foi apresentada nesta quarta-feira (30/9) no TRT-SC durante palestra de Selma Light, mulher trans, ativista e assessora de políticas públicas LGBTQIAPN+ da Prefeitura de Florianópolis.

A atividade abriu o evento “Para além das diferenças: Diálogos sobre diversidade”, promovido pelo Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade (PED), em parceria com a Escola Judicial.

A palestrante, que também é artista e presidente do Conselho de Direitos LGBTQIAPN+ da capital catarinense, falou a partir de experiências pessoais e de sua atuação na formulação de políticas públicas.

Para além dos conceitos
 

A palestra começou pela apresentação de conceitos, como a diferença entre gênero e sexualidade. Selma relacionou essas questões a situações do cotidiano, abordando desde formas de tratamento até aspectos envolvendo direitos e acesso ao mercado de trabalho.

Ela explicou como lidar, por exemplo, quando o nome que consta em um documento não corresponde à forma como a pessoa se apresenta. Para Selma, o primeiro passo é simples: sorrir e perguntar “como posso te ajudar?”, sem antecipar pronomes ou fazer suposições. Depois, se necessário, perguntar qual nome a pessoa gostaria que fosse utilizado.

Em caso de dúvida, segundo Selma, o mais importante é conduzir o atendimento respeitando a forma como cada pessoa se identifica.
 

Imagem
Uma mulher trans de pé, usando roupa verde, fala ao microfone gesticulando um dos braços. Em segundo plano, uma tradutora de Libras
Selma Light é presidente do Conselho de Direitos LGBTQIAPN+ de Florianópolis


Responsabilidade do empregador
 

A questão, porém, vai além das relações individuais e também está presente no ambiente profissional. As barreiras podem começar no acesso às vagas, mas não terminam com a contratação.

A ativista relatou que é comum pessoas LGBTQIAPN+ precisarem esconder relacionamentos, controlar a própria aparência ou evitar falar sobre a vida pessoal para não se tornarem alvo de comentários e discriminação.

É nesse ponto que, para a palestrante, aparece uma responsabilidade essencial do empregador: não ser indiferente diante da discriminação. Se um cliente desrespeita um trabalhador LGBTQIAPN+, por exemplo, a empresa não deve simplesmente considerar que “o cliente tem razão”. É preciso reconhecer o ocorrido, intervir e proteger o empregado.

A mesma lógica vale para as relações internas no ambiente profissional. Selma Light defendeu o acolhimento de diferentes identidades, o enfrentamento de piadas e constrangimentos e a garantia de oportunidades para que as pessoas não precisem se esconder.

Ao final, deixou uma reflexão sintetizando a proposta da palestra. “O mundo já é diverso, o que ainda precisamos construir é um mundo que respeite essa diversidade”.
 

Necessidade de rótulos
 

Imagem
Homem negro sentado em uma poltrona fala ao microfone durante um evento
João Agostinho: corpo da mulher negra é marcado pelas heranças da escravidão

“Tudo é sobre respeito.” Foi a partir dessa ideia que o integrante do Comitê Regional de Equidade do MPT-SC, o analista judiciário João Agostinho de Oliveira Filho, abordou as relações entre gênero, raça e sexualidade. Para ele, o respeito é maior que o amor, porque não pode ser negociado ou relativizado. O palestrante também destacou que todas as pessoas têm o direito de ocupar todos os espaços, mas ainda existe uma pressão da sociedade, muitas vezes em tom de crítica, que leva à necessidade de rótulos. “Por que isso? Nós somos seres humanos como todos os outros”, questionou.

Ao falar sobre raça, João destacou que o privilégio é um lugar no qual a pessoa branca já nasce, enquanto a pessoa negra precisa conseguir entrar. Também abordou a forma como o corpo negro foi historicamente tratado como propriedade e mercadoria, citando a psicanalista Isildinha Baptista Nogueira, para quem o corpo da mulher negra é marcado pelas heranças da escravidão no Brasil. Segundo o palestrante, a sociedade foi construída a partir de um conceito de família que não considerou a estrutura familiar negra. “Ninguém é melhor que ninguém”, afirmou.
 

Pessoas não são listas
 

Imagem
Homem branco de óculos, de cabelo e barba branca, fala ao microfone em um púlpito, onde aparece a logo do TRT da 12ª Região
Des. Hélio Bastida: diferenças não podem ser transformadas em desvantagens

Na fala de abertura, o coordenador do Comitê de Equidade, desembargador Hélio Bastida Lopes, disse que a sociedade está iniciando um processo de inclusão mais efetivo, saindo do campo teórico para o prático.

Em relação ao papel da Justiça do Trabalho, afirmou que, além de distribuir Justiça, a busca incessante por justiça social, inclusão e igualdade é o que deve realmente estar em primeiro plano.

“A diversidade costuma ser apresentada como uma lista de características, mas pessoas não são listas, são histórias. Duas pessoas podem pertencer a um mesmo grupo e ter diversas experiências completamente diferentes. O problema é quando uma diferença começa a ser transformada em uma desvantagem injusta, é isso o que precisamos aprender a perceber”, analisou.

Ao final, foi realizada uma roda de conversa que contou com a participação de Selma Light, João Agostinho, do desembargador Hélio Bastida, do juiz do TRT-SC Armando Luiz Zilli e da representante da ONG Mães pela Diversidade, Maria do Carmo Amorim Vieira.

 

Imagem
Tela estilizada fixada em um painel de fórmica mostra a imagem de dois homens se abraçando.


Resistência e afirmação
 

Ao final do evento, foi inaugurada na Sala Multiuso do Tribunal Pleno a exposição “Amor, Respeito e Expressões de Diversidade”, organizada pelo Atelier Smith. De acordo com o texto de apresentação, as obras consistem em impressões fotográficas enriquecidas por aquarela e técnicas mistas, criando um diálogo visual que transcende as barreiras da percepção.

“A exposição não é apenas uma mostra de arte, mas sim um ato de resistência e afirmação. Ela busca engajar o público em discussões sobre raça, gênero e diversidade, incentivando a construção de um ambiente mais inclusivo”, afirmou o desembargador Hélio Bastida, um dos autores. 

 

Carlos Nogueira e Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br
 

Notícia com 29 visualizações

Leia Também: