Rubens Schulz assume Presidência do TJSC e diz que fará gestão baseada em diálogo e eficiência

Desembargadora Teresa Cotosky representou o TRT-SC na mesa de autoridades da solenidade

09/02/2026 13h35, atualizada em 09/02/2026 14h58
Cristiano Estrela

O desembargador Rubens Schulz tomou posse na sexta-feira (6/2) como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para o biênio 2026/2028. Prestigiada, a solenidade foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki e reuniu autoridades dos três Poderes, desembargadores, ex-desembargadores, magistrados, servidores, representantes de diversas instituições e convidados.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Teresa Regina Cotosky, representou a Justiça do Trabalho catarinense na mesa de autoridades da solenidade.

Eleito pelo Pleno do TJSC em sessão realizada no dia 3 de dezembro, Rubens Schulz sucede o desembargador Francisco Oliveira Neto, que presidiu a Corte no biênio anterior. A sessão solene foi aberta pelo então presidente, que conduziu os atos iniciais de investidura e acompanhou a posse do sucessor.

Após prestar o compromisso legal, Rubens Schulz foi declarado empossado no cargo e recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário de Santa Catarina, no grau Grande Mérito, honraria concedida em razão da assunção à Presidência do Tribunal. Ao tomar a palavra, o novo presidente anunciou que a administração será guiada por diretrizes claras, através de cinco vertentes estruturantes: a judicial, a extrajudicial, a administrativa, a institucional e a tecnológica.
 

Produtividade e bem-estar


“Cada uma será voltada à melhoria contínua dos serviços, à valorização das pessoas e à sustentabilidade do sistema de Justiça. Em essência, buscaremos integrar as diferentes frentes de atuação do Tribunal para entregar resultados mais eficientes ao cidadão. Todas essas cinco vertentes apontam para um objetivo comum: fazer do próximo biênio um período de convergência entre responsabilidade fiscal e eficiência administrativa e entre inovação tecnológica e valorização humana”, ressaltou o presidente.

O novo presidente também adiantou que a escuta ativa será a marca registrada da nova gestão. “Por isso, antes de normatizar, vamos dialogar; antes de decidir, vamos nos inteirar. Nenhuma instituição, pública ou privada, cumpre sua missão sem valorizar as pessoas que a compõem. No Poder Judiciário, isso é especialmente verdadeiro. São os magistrados, servidores e colaboradores que dão vida à Justiça todos os dias, nas pequenas e grandes ações”, frisou. “Precisamos tratar uns aos outros com respeito, cordialidade e empatia. Produtividade alguma vale a pena se custar o adoecimento. Produtividade e bem-estar devem andar juntos.”
 

Dois homens vestindo toga e segurando placa de homenagem
Desembargador Ruben Schulz (d) vai suceder colega Francisco Oliveira Neto 

Cargos 


Na solenidade, também foram empossados os demais integrantes da administração do Poder Judiciário catarinense para o biênio 2026/2028. Assumiu o cargo de 1º vice-presidente do TJSC o desembargador André Luiz Dacol. O desembargador Dinart Francisco Machado foi empossado como corregedor-geral da Justiça. Para a 2ª vice-presidência, tomou posse o desembargador José Agenor de Aragão, enquanto o desembargador Márcio Rocha Cardoso passou a exercer a função de 3º vice-presidente, e a desembargadora Rosane Portella Wolff assumiu o cargo de corregedora-geral do Foro Extrajudicial. Também tomou posse o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, como ouvidor do Poder Judiciário catarinense.



Texto: Núcleo de Assessoria de Imprensa do TJSC, com informações da Secom/TRT-SC 
 

Reprodução: Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

 

Notícia com 22 visualizações

Leia Também: