Na Justiça do Trabalho, serão 1,2 mil colocados em pauta por 20 VTs
Quase 11 mil processos serão colocados em pauta de conciliação pelas três esferas da Justiça, nesta semana, em Santa Catarina. É a Semana Nacional de Conciliação, movimento iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2006 que tem sido abraçado pela Justiças do Trabalho, Federal e Estadual.
Ato conjunto realizado entre as Justiça Federal e do Trabalho, na terça-feira (08), abriu os trabalhos da semana. A juíza Marta Fabre, presidente do TRT/SC, e o desembargador Álvaro Eduardo Junqueira, coordenador do sistema de conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, participaram da solenidade na sala de sessões do Pleno do TRT/SC.
No cômputo geral, no ano passado, foram realizadas mais de 350 mil audiências em todo o país, com o registro de 135 mil acordos e o consequente índice de conciliação nacional de 44,3%. Os valores homologados nos acordos atingiram R$ 874 milhões.
“O tempo é o grande inimigo do Judiciário no cumprimento de sua missão de julgar os processos em prazo razoável, como determina a Constituição Federal. E a conciliação é uma das ferramentas que dispomos para isso”, disse a presidente do TRT/SC.
A Justiça do Trabalho irá colocar 1.159 processos em pauta. Os 36 processos que serão conciliados pelos juízes de segundo grau estão tramitando no Tribunal Superior do Trabalho e têm como empresas reclamadas a Oi (antiga Brasil Telecom) e Banco do Brasil. Na primeira instância, 20 varas do trabalho em 12 cidades vão participar da Semana, realizando 1.123 audiências. São elas: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá, Joinville, Lages, Mafra e Rio do Sul.
A Justiça Federal colocou em pauta 400 processos referentes à Caixa Econômica Federal (CEF). As ações são originárias das varas federais de Florianópolis, TRF da 4ª Região e Superior Tribunal de Justiça (STJ) e estão relacionadas a contrato comercial, Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), dano moral e poupança. A iniciativa visa a finalizar agilmente os conflitos passíveis de conciliação, beneficiando o cidadão catarinense e promovendo a pacificação social.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina contabiliza mais de 5 mil processos agendados. Estão confirmadas, até o momento, a participação de 66 varas distribuídas por 39 comarcas em todo o Estado. A expectativa dos organizadores é de prestar atendimento a cerca de 10 mil pessoas ao longo da semana. Os números a serem suplantados, registrados na edição passada, são: duas mil audiências realizadas, com o registro de 889 acordos, num percentual de êxito quase idêntico ao nacional, de 43,9%.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320