Conteúdos serão divulgados nas redes sociais do Tribunal ao longo desta semana
O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) participa da 1ª Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas, realizada ao longo desta semana, com uma série de ações. Entre elas, a produção de três vídeos educativos, que serão divulgados nas redes sociais do Tribunal ao longo desta semana.
O conteúdo foi gravado pelo desembargador Homero Batista da Silva, do TRT-SP. Professor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ele explica pontos importantes sobre a aplicação dos precedentes obrigatórios na Justiça do Trabalho.
No primeiro vídeo (Instagram), Batista apresenta as diferenças e as similaridades entre IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas) e o IRR (Incidente de Recurso Repetitivo). No segundo, fala sobre o efeito vinculante e sua importância para uma melhor previsibilidade das decisões. Já no terceiro explica o juízo de retratação, que é um mecanismo que permite ao tribunal rever uma decisão.
Além dos vídeos, a participação do TRT-SC na Semana de Precedentes contou com o julgamento de três IRDRs e uma roda de conversa conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
Homero Batista é doutor e mestre em direito do trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos artigos sobre precedentes obrigatórios, com presença frequente em congressos e seminários sobre o tema.
Texto: Letícia Cemin
Secretaria de Comunicação Social
Núcleo de Audiovisual e Mídias Digitais
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000
Texto: Letícia Cemin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 / 4348 - secom@trt12.jus.br