Com menos de um minuto, vídeos têm formato acessível e foram gravados com a participação da ouvidora do TRT-SC
“Posso dar baixa na minha carteira de trabalho? É possível denunciar a empresa onde eu trabalho por esse canal? Vocês respondem dúvidas sobre direito trabalhista?”. Essas e outras perguntas estão entre as dúvidas mais comuns encaminhadas à Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.
Para responder a elas e esclarecer as atribuições de sua Ouvidoria, o TRT-SC lançou nesta segunda-feira (2/9) o “Fala, Ouvidora!”, uma série de vídeos curtos, de no máximo um minuto, que serão postados no perfil do Instagram do tribunal.
Em tom informal, os vídeos, que já somam mais de 20, foram gravados com a participação da ouvidora do TRT-SC, a desembargadora Mirna Uliano Bertoldi, e são direcionados tanto ao público externo quanto interno do Tribunal. O primeiro, já postado, aborda qual o papel da Ouvidoria e quem responde por ela.
Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria do TRT-SC é o principal caminho para encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias ao tribunal. Todas as manifestações têm garantia de sigilo e de retorno às dúvidas enviadas.
No ano passado, foram 1.347 manifestações recebidas de janeiro a novembro, um aumento de 34% em relação ao ano cheio de 2022. Dúvidas e consultas representaram a categoria com maior número de pedidos, 73%. Logo em seguida vieram denúncias (10%) e reclamações (6,5%). Todas as demandas foram atendidas dentro do prazo normativo de 30 dias para pedidos da Ouvidoria e de 20 para pedidos do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br