Superar resistência a mudanças é essencial para inovar, afirmam painelistas em evento do Inova TRT-SC

16/08/2019 18h30, atualizada em 31/10/2019 13h35

Os “Desafios na Justiça do Trabalho” foi o tema do segundo dos três painéis de debates Inova TRT-SC, prévios à maratona tecnológica que a Justiça do Trabalho (JT) vai promover no próximo mês, em Florianópolis. O evento foi realizado na sexta (2), no Laboratório de Inovação do Tribunal (LabInova12), com transmissão ao vivo pela internet.

Para participar do debate foram convidados o presidente da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (Acat), Ricardo Corrêa Júnior, e a servidora da 4ª Vara do Trabalho de Joinville e mestre em Direito, Jamile Cecato de Carvalho.

Com 21 anos de carreira no Tribunal, Jamile de Carvalho mergulhou de cabeça no Programa Inova TRT-SC, inclusive divulgando-o na comunidade jurídica de Joinville. Após conversar com servidores e juízes, concluiu que a JT precisa superar quatro desafios para conseguir inovar: a resistência à mudança, as restrições orçamentárias, conjugar produtividade e inovação e aprimorar os sistemas eletrônicos.

“O medo da mudança é intrínseco a maioria das pessoas e elas tendem a resistir a propostas que influenciarão diretamente no modo delas fazerem as tarefas. Mas é mudando esse modelo mental que se gera uma nova capacidade de agir”, afirmou, complementando que o servidor público deve ser o verdadeiro agente transformador.

Ainda segundo ela, inovação não é apenas aprimorar serviços com o uso de tecnologia, mas também desenvolver talentos com foco em novas ideias.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o presidente da Acat destacou que mudanças alteram a rotina de trabalho e geram insegurança também aos advogados que seguem um fluxo de trabalho já estabelecido. “Temos escritórios que possuem 20 mil processos, prazos que muitas vezes são curtos e não podemos errar. Geralmente a inovação surge com um alto grau de incerteza, mas não tenho dúvidas que a evolução que ela traz é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade aos nossos clientes,” disse Ricardo Júnior.

Ele também acrescentou que a advocacia espera que, com o Hackathon, surjam novas soluções tecnológicas que tragam segurança, agilidade e uniformidade de procedimentos. Por fim, elogiou a oportunidade única de se envolver advogados, magistrados e servidores na busca por melhores resultados ao jurisdicionado. Ao final, ambos responderam perguntas do público presente e também de quem estava acompanhando pela internet.

O Inova TRT-SC está recebendo apoio do grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. O terceiro e último painel antes do Hackathon será no próximo dia 30 e vai tratar de “Direito, Tecnologia e Inovação”, com o presidente da Comissão de Inovação da OAB-SC, e Rômulo Valentine, servidor do TRT-MG e doutor em Direito pela UFMG.

Plateia

 

 

 

Texto: Luana Cadorin / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: