Iniciativa promove ações de conscientização sobre valores éticos, transparência e prevenção de condutas inadequadas
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), por meio do Comitê de Ética e Integridade, lançou uma campanha de comunicação para fortalecer a cultura organizacional baseada em valores éticos, no respeito às normas e na prevenção de condutas inadequadas. A iniciativa busca sensibilizar os colaboradores da instituição, parceiros e a sociedade sobre a importância da integridade no serviço público e no ambiente de trabalho.
Com materiais informativos, vídeos, banners e peças digitais, a campanha divulgada no site do TRT-SC apresenta quatro eixos principais:
- “Compromisso Coletivo”, que destaca a responsabilidade compartilhada pela integridade;
- “Integridade em Ação”, que orienta sobre como praticar valores éticos no cotidiano;
- “Transparência e Acesso à Informação”, que reforça o dever de clareza e abertura nas ações do tribunal;
- “Prevenção e Denúncia”, que incentiva o uso dos canais oficiais para o relato de irregularidades.
A ação foi desenvolvida em cumprimento à Política de Integridade da Justiça do Trabalho (link externo) e ao Plano Diretor de Integridade do TRT-SC (link externo), que determinam a realização de ações de comunicação e conscientização sobre o tema.
Capacitação
Como parte das ações de fortalecimento da integridade institucional, a Escola Judicial (Ejud-12) promoverá, no dia 23 de outubro, o curso “Capacitação em Gestão de Riscos de Integridade”.
O objetivo é qualificar equipes do tribunal para a identificação, análise e avaliação de riscos de integridade, além de desenvolver competências para o planejamento e execução de medidas de tratamento e fortalecer a cultura de prevenção e governança no tribunal.
Ministrado por Robnaldo José Santos Alves, servidor do TRT da 18ª Região (GO) e especialista em Gestão Pública, o curso combinará etapas teóricas e práticas, abordando temas como conceitos de integridade e gestão de riscos, benefícios organizacionais, desafios e experiências inovadoras.
Na oficina prática, os participantes executarão as etapas de gerenciamento de riscos — identificação, análise, avaliação e definição de planos de tratamento — com base na metodologia já adotada pelo TRT-SC.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br