Para coordenadora do Comitê de Inovação, LabInova é um “espaço de libertação da imaginação, de incentivo, de apoio e motivação”
O Laboratório de Inovação, Inteligência e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal, ou simplesmente LabInova, teve seu leiaute totalmente remodelado com a inauguração das novas instalações nesta sexta-feira (12/5). O descerramento da placa ficou a cargo da coordenadora do Comitê de Governança Regional da Inovação (CGRI) do TRT-12, desembargadora Mari Eleda Migliorini, e do presidente do tribunal, desembargador José Ernesto Manzi.
O novo espaço está localizado no primeiro andar do Anexo I do prédio-sede. Quem chega pela entrada de trás da sede, logo se depara com paredes pintadas em verde- turquesa e uma plotagem de cerca de cinco metros de comprimento com todos os 17 ODS propostos pelas Nações Unidas.
"O LabInova é um espaço de libertação da imaginação, de incentivo, de apoio e de motivação", afirmou a desembargadora em seu discurso. De acordo com ela, a Justiça não pode ser apenas um nome na fachada do prédio. "Tem de ser algo conectado, permanentemente, com as necessidades de justiça das pessoas para as quais existimos”, afirmou Mari Eleda.
O presidente do TRT-12 disse ter grande esperança nas intenções do novo espaço, no sentido de que o tribunal preste cada vez mais um serviço melhor para quem nunca teve ou tem possibilidade real de chegar perto de qualquer tecnologia. “O acesso à tecnologia é uma etapa muito posterior do acesso à dignidade humana”, lembrou Manzi.
De acordo com a nova portaria que regulamenta o LabInova, seus objetivos são:
- fomentar atividades de pesquisa e inovação;
- promover a interação entre a governança do TRT-12, a agenda de inovação no Judiciário e as metodologias necessárias;
- estabelecer e manter processos de trabalho e metodologias para inovação que promovam a integração e conexão entre as instâncias e os processos de governança institucional do tribunal com a agenda de inovação no Poder Judiciário;
- monitorar e promover a gestão judicial processual e administrativa dos dados da Agenda 2030 no âmbito TRT-12;
- conectar agentes públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades de classe e demais pessoas e organizações que possam auxiliar na resolução dos problemas reais da Justiça do Trabalho;
- apoiar a Administração na busca de soluções para problemas complexos, tomando por base metodologias de inovação e inteligência que considerem a empatia, colaboração interinstitucional e a experimentação.
Atualmente, o LabInova tem oito projetos sendo gestados, entre eles o “Poupa Convênios”, que inclusive foi selecionado entre as 20 iniciativas do Programa Startups JT, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
“É sempre importante reforçar que o principal objetivo do LabInova não é executar, mas sim apoiar os projetos e a geração de ideias”, reforça Cláudio Manabu Okada, responsável pela Coordenadoria de Projetos Estratégicos e Inovação. A unidade é vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica e fará a operacionalização e gestão do LabInova, com deliberação do CGRI e do Subcomitê Técnico de Inovação.
Texto: Priscila Tavares/Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br