Estelionatários usam perfil falso "TRT - Assessoria” para convencer vítimas a pagar suposta despesa envolvendo processo judicial
A Justiça do Trabalho de SC alerta a população catarinense para a ocorrência de uma fraude que vem ocorrendo pelo WhatsApp. Um perfil falso informa sobre a existência de créditos referentes a uma ação trabalhista em nome da vítima e tenta convencê-la a fazer um pagamento para quitar as custas do processo.
Os estelionatários usam o nome “TRT – Assessoria” e fingem ser servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). A mensagem é encaminhada a pessoas que já constam como partes em ações reais e informa que elas têm direito a sacar um valor referente a um processo julgado.
Após capturar a atenção da vítima, o golpista afirma que o valor se encontra bloqueado, mas poderá ser liberado após o pagamento de “custas judiciais”, em conta bancária indicada por ele. O estelionatário diz que o dinheiro será liberado em até duas semanas, caso o pagamento seja feito naquela data — mas também alerta que o eventual atraso poderá reter a liberação até 2022.
O Serviço de Segurança Institucional do TRT-SC acionou a Polícia Federal e está tomando providências para identificar e localizar os golpistas. O TRT-SC esclarece que não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias referentes a processos. Em caso de dúvidas, peça orientação a seu advogado ou entre em contato com a unidade judiciária em que o processo tramita.