TRT-SC divulga vencedores de prêmio de comunicação nesta quinta-feira

02/12/2015 16h02
finalistas

 

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina divulga nesta quinta-feira (3), a partir das 16h, os vencedores da primeira edição do Prêmio de Comunicação Trabalho Seguro, em cerimônia a ser realizada na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis. O evento também vai marcar o lançamento da segunda edição da revista do programa de mesmo nome, criado em 2011 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para estimular ações de prevenção a acidentes de trabalho.

O Prêmio tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que indicou os nomes dos membros das comissões julgadoras. Foram ao todo 32 trabalhos inscritos, divididos em cinco categorias: telejornalismo (16), radiojornalismo (7), reportagem em texto (6), estudante (2) e fotojornalismo (1). Para selecionar os finalistas, as comissões julgadoras atribuíram notas de 0 a 10, avaliando uma série de requisitos. No caso de telejornalismo, por exemplo, foram analisados adequação ao tema, apresentação, qualidade editorial, texto, áudio, imagens, trilha sonora, criatividade e inovação e serviços e pesquisa.

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina, desembargador Amarildo Carlos de Lima, acredita que o objetivo do Prêmio foi alcançado. “Queríamos engajar os meios de comunicação em torno do Programa e acho que conseguimos, já que tivemos mais de 30 trabalhos inscritos”, afirma. Na avaliação dele, a imprensa tem papel fundamental na prevenção dos acidentes de trabalho, pois “uma ocorrência que vira pauta funciona, na prática, como um alerta, só que amplificado”.

Com 52 páginas, a Revista Trabalho Seguro foi além da divulgação das ações do Programa. Em quatro reportagens extensas, a edição fez um diagnóstico de temas considerados sensíveis quando o assunto é acidente de trabalho: atividade em frigoríficos, utilização de agrotóxicos na agricultura, construção civil e trabalho com máquinas, trazendo a discussão sobre a viabilidade da implantação da Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e Emprego.

De 2011 a 2013, ocorreram no Brasil mais de 2 milhões de acidentes e doenças do trabalho, sendo 77% deles típicos, ou seja, decorrentes da própria atividade. No mesmo período, foram 8.503 mortes. Também nesses três anos, Santa Catarina foi o sexto estado que mais registrou acidentes, chegando a 138 mil (47% típicos), com 462 mortes no período.

 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC,
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: