TRT-SC inaugura Biblioteca do Jovem Aprendiz

Espaço soma-se à reinauguração da Biblioteca e do Espaço Coworking do tribunal, oferecendo mais opções de estudo e convivência na Capital

02/10/2025 18h29, atualizada em 02/10/2025 18h53
Fotos: Priscila Tavares

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou, nesta quinta-feira (2/10), a Biblioteca do Jovem Aprendiz, criada especialmente para os jovens que trabalham na instituição, com o objetivo de estimular a leitura, os estudos e a convivência. A cerimônia ocorreu no Fórum Trabalhista de Florianópolis, onde está localizado o novo espaço.

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima; a coordenadora do Comitê de Documentação e Memória e gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria de Lourdes Leiria; e o corregedor regional, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti.

Também participaram da solenidade o desembargador Reinaldo Branco de Moraes; o diretor do Fórum Trabalhista de Florianópolis, juiz Alessandro da Silva; o juiz auxiliar da Presidência, Paulo André Cardoso Botto Jacon; além de magistrados, servidores, estagiários e jovens aprendizes de diversas unidades judiciárias e administrativas.
 

Espaço de pertencimento

 

Uma mulher está falando no microfone
Desembargadora Maria de Lourdes: "Buscamos despertar o interesse do jovem aprendiz pela leitura."

Na abertura, a desembargadora Maria de Lourdes Leiria destacou a importância do novo espaço para a formação dos jovens:

“Com esta biblioteca, buscamos despertar o interesse do jovem aprendiz pela leitura. Nos livros, eles poderão se qualificar, se aprimorar e encontrar um espaço que também possam chamar de seu, um espaço de pertencimento dentro do tribunal. Queremos contribuir para o aperfeiçoamento deles, oferecendo um local para os estudos e para a realização de trabalhos escolares. Que possam sentir este pertencimento e cultivar o gosto pela leitura”, afirmou.

A Biblioteca do Jovem Aprendiz conta com livros de literatura, jogos e um computador. O ambiente, voltado especialmente ao público jovem, tem arquitetura moderna, é bem iluminado e acolhedor. As obras foram todas doadas e não estão catalogadas, o que permite que os interessados possam levá-las para casa.

A ocasião também foi marcada pela reinauguração da Biblioteca e do Espaço Coworking do tribunal, que até julho de 2025 funcionavam no prédio-sede. Os ambientes foram reabertos com estrutura moderna e mais ampla.

Na solenidade, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, e o juiz Alessandro da Silva ressaltaram a importância da leitura e destacaram que os novos espaços são um convite a todos que desejarem utilizá-los.

A Biblioteca é aberta ao público, enquanto o Espaço Coworking está disponível aos colaboradores da instituição.
 

Foto de uma sala com computador, sofá e ar condicionado
O novo espaço fica localizado no Fórum Trabalhista de Florianópolis e foi criado com o objetivo de estimular a leitura, os estudos e a convivência dos jovens aprendizes

 



Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 
 

Notícia com 8 visualizações

Leia Também: