Desembargador Amarildo Carlos de Lima representou o tribunal no evento organizado por associações de advogados trabalhistas em Florianópolis
O 45º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista (Conat) iniciou nesta quarta-feira (11/9) no Costão do Santinho, em Florianópolis, e segue até sexta (13/9). O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas, com apoio da OAB-SC.
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) foi representado pelo presidente da instituição, desembargador Amarildo Carlos de Lima. A juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna, do Foro de Lages, também prestigiou a solenidade representando a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Com o tema "Reemergir da resistência e solidariedade", o congresso proporciona um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e as novas perspectivas do direito do trabalho no Brasil ao reunir diversas autoridades e profissionais da área.
Classe unida e fortalecida
Em sua saudação aos participantes, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima se disse confortado em “ver a classe trabalhista reunida e fortalecida discutindo problemas relevantes”. Em tom bem-humorado, como ex-advogado trabalhista, disse que tamanha união até poderia fazê-lo retornar à advocacia, "algo hoje distante principalmente pela idade", brincou.
O presidente ainda elogiou a agilidade com que o evento foi organizado. O Conat estava programado para Bento Gonçalves, mas acabou sendo transferido para Florianópolis em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. "Foi sensacional a rapidez com que o evento foi acolhido pela advocacia trabalhista de Florianópolis, estão todos de parabéns", disse.
Resistir e lutar
A presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bernadete Laú Kurtz, fez sua exposição inicial afirmando que "a palavra de ordem da advocacia trabalhista é resistir, é lutar. E esta resistência e esta luta só podem chegar a um bom termo com muita união e com muito trabalho. Agradeço a todos os meus companheiros da diretoria que foram maravilhosos que ficaram juntos na peleia", disse ela,
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Santa Catarina (OAB-SC), Cláudia Prudêncio, manifestou sua honra e gratidão por representar a entidade no evento, que julgou ser uma “oportunidade única para debatermos e construirmos juntos soluções que possam melhorar as condições de trabalho e a efetividade da justiça laboral em nosso país”.
O vice-presidente da OAB Nacional, o catarinense Rafael de Assis Horn, chamou a atenção dos presentes para o impacto do desenvolvimento tecnológico sobre o Direito. “A intensa transformação política e social, influenciada e afetada pelos avanços da tecnologia e da inteligência artificial, traz enorme responsabilidade e relevância à advocacia trabalhista, pois nesse cenário incerto, um cenário de grande metamorfose, crescem exponencialmente as necessidades de assistência jurídica para resguardar direitos e proteger os cidadãos das injustiças”, enfatizou.
Transformações e desafios
"Durante esses dias, teremos a oportunidade não apenas de explorar as novas legislações e jurisprudências que moldam nosso trabalho diário, mas também de refletir sobre como podemos fortalecer nossa atuação em um contexto de constantes transformações e desafios”, ressaltou a presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mara Mello. Ela se disse orgulhosa de sediar o congresso, o que avalia ser um marco para a Associação.
A palestra de abertura "Acidentes ambientais e seus impactos nas relações de trabalho" foi ministrada pela professora de Direito Ambiental da FD-USP, Ana Nusdeo. Na tarde de sexta-feira (13/9), a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes integra o painel “Gênero e Justiça do Trabalho: efetividade” e, à noite, o também ministro do TST, Antonio Fabrício Gonçalves, fará a conferência de encerramento com o tema “Diálogo sobre litigiosidade trabalhista”.
Texto: OAB/SC, com edição da Secom
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br