Uso de IA no Judiciário é tema do podcast Conexão JT

Na visão de especialista, inteligência artificial chega para facilitar trabalho do juiz, não para substituí-lo

25/10/2024 14h50, atualizada em 28/10/2024 12h20

O Poder Judiciário está preparado para usar a Inteligência Artificial (IA)? Essa questão é abordada por Sebastião Tavares Pereira, especialista no tema, no podcast Conexão JT, produzido pela Secretaria de Comunicação do TRT-SC. Juiz do trabalho aposentado do TRT-SC, Tavares é autor do livro "Machine learning nas decisões: o uso jurídico dos algoritmos aprendizes". 

O especialista discute como a IA e os algoritmos de machine learning podem transformar o processo decisório. Ele destaca o impacto da ferramenta “Assis”, lançada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que utiliza a IA para auxiliar na elaboração de minutas de decisões e sentenças.

Sobre isso, o juiz aposentado enfatizou que é importante ter em mente que o objetivo da tecnologia não é substituir os magistrados, mas sim oferecer suporte a eles. "Os juízes continuam julgando, mas agora com o auxílio da tecnologia", afirmou. 

Segundo Tavares, as novas ferramentas têm o potencial de melhorar o funcionamento do Judiciário, tratando problemas atuais, como a lentidão nas decisões. 

"Certamente, isso vai impactar o trabalho dos juízes, que será muito facilitado. Penso que, no geral, a qualidade das sentenças será aprimorada, pois o juiz poderá se dedicar melhor aos casos que ainda não podem ser tratados pela IA". 

Para ouvir a entrevista completa, acesse nossas redes sociais: Spotify, YouTube e Instagram.

 

Texto: Letícia Cemin
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: