Objetivo das ferramentas eletrônicas é investigar os bens do devedor e assim garantir a execução
O Conexão JT, podcast produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), criou uma série com cinco programas para mostrar à sociedade alguns dos principais serviços tecnológicos oferecidos pelo TRT-12. O quinto e último episódio apresenta os convênios judiciais firmados pelo tribunal com outras instituições.
Quem explica como eles funcionam é a servidora Roberta Colares, diretora da Divisão de Reunião de Execução Forçada e Convênios, da Secretaria de Execução (Sexec). Segundo Roberta, a partir dos convênios, servidores e magistrados se utilizam de ferramentas eletrônicas que auxiliam na solução dos processos, em especial, na fase de execução.
O TRT-12 possui diversos convênios e parcerias entre instituições públicas e privadas com o objetivo de investigar os bens dos devedores e assim garantir a execução. Os convênios ajudam a dar maior efetividade às decisões, ou seja, fazer com que, na prática, o direito reconhecido em uma sentença se materialize em dinheiro no bolso de quem venceu uma ação trabalhista.
Confira os episódios anteriores:
- O Conexão JT está disponível na plataforma de áudios Spotify.
Texto: Letícia Cemin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br