Vara do Trabalho de Araranguá inaugura sede própria nesta quarta-feira (20)

Construção foi uma das prioridades do planejamento de obras do TRT-SC, que avalia os imóveis conforme o estado de conservação e o custo de adequação

15/08/2025 14h22, atualizada em 15/08/2025 15h15
Notícia com 13 visualizações
Coordenadoria de Projetos e Obras

A Justiça do Trabalho catarinense inaugura, na próxima quarta-feira (20/8), a nova sede da Vara do Trabalho de Araranguá. Localizado na Rua Américo Cavalcante Rabêlo, 983, no Bairro Cidade Alta, o imóvel fica a cerca de um quilômetro do atual e passa a concentrar todo o atendimento ao público a partir de quinta-feira (21/8) - o expediente foi suspenso na quarta-feira.

O prédio foi construído em terreno que já pertencia ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). A nova sede, com área de 378m², substitui o espaço alugado que funciona no pavimento térreo de um edifício comercial e apresenta restrições de conforto, ergonomia e acessibilidade.

A nova sede conta com móveis modernos, ambientes planejados para o conforto de usuários, espaços adequados para as atividades e estacionamento interno exclusivo para magistrados e servidores, além de vagas para o público.

A unidade já possuía alguns recursos de acessibilidade, e agora vai dispor de banheiros adaptados, rampa com corrimão, piso para cegos e placa em braile na entrada.
 

Economia e liberdade de adaptação


A construção em Araranguá foi considerada uma das prioridades do planejamento de obras do TRT-SC, que avalia os imóveis do Regional conforme o estado de conservação e o custo de adequação.

“Além de eliminar despesas com aluguel e com a manutenção de um imóvel antigo, a construção de uma sede própria no município valoriza o patrimônio do Tribunal e garante liberdade para personalizar os ambientes conforme as necessidades da unidade”, avalia o coordenador de Projetos e Obras do TRT-SC, Jacson Pereira.
 

Produtividade


Sob a condução dos juízes Rodrigo Goldschmidt (titular) e Ricardo Jahn, a Vara do Trabalho de Araranguá encerrou 2024 com 1.184 processos recebidos e 1.148 solucionados, alcançando um índice de resolução de 96,96%. Já em 2025, até julho, a unidade recebeu 854 processos e solucionou 634, dos quais 302 por sentença e 332 por acordo.

Além do próprio município, a Vara do Trabalho de Araranguá atende também aos jurisdicionados das localidades de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
 


Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000
 

Leia Também: