O evento apresentou melhorias da nova versão do sistema de processamento de informações relacionadas ao protocolo, ao processo administrativo e à Ouvidoria (Proad-OUV)
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, nesta quarta-feira (10), o webinário “Integração do Sistema Proad-OUV na Justiça do Trabalho”. O evento virtual, que contou com quase 200 participantes de todos os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), teve como objetivo ampliar o debate sobre como padronizar e unificar o processamento de informações no âmbito do judiciário trabalhista, além de apresentar as novidades da nova versão lançada.
O Proad-Ouv é o sistema único de processamento de informações relacionadas ao protocolo, ao processo administrativo e à Ouvidoria. A solução nacional possibilita o acompanhamento do pedido ou manifestação, de forma a atender uma importante determinação dos órgãos de controle.
Entre as novidades da nova versão, está a integração nacional entre os Proads, permitindo o envio, recebimento e acompanhamento da tramitação de processos entre os tribunais da Justiça do Trabalho, além de suporte ao uso de nome social, conforme a Resolução CNJ 270/2018. A apresentação das novidades ficou à cargo da equipe Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do TRT-12 (SC), tribunal responsável pelo desenvolvimento e manutenção da ferramenta.
Melhorias nacionais
Na abertura do encontro, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues, ouvidor substituto da Justiça do Trabalho, destacou a importância do evento contar com a participação das ouvidorias de toda a instituição devido a importância da ferramenta para as unidades. “Aproveito para agradecer o TRT da 12ª Região, pois, é de lá que surgiram as melhorias que serão expandidas para o Brasil inteiro”, afirmou.
O presidente do TRT-12 (SC) e conselheiro representante da região Sul do CSJT, desembargador José Ernesto Manzi, ressaltou que o tribunal tem se preocupado em ouvir o que “a clientela” tem a dizer para ter uma visão global das manifestações que chegam à Justiça do Trabalho, bem como destacou que o processo de aprimoramento da ferramenta é constante. “Destaco a necessidade de integração do Proad-Ouv com outros sistemas, uma vez que a não integração gera trabalho dobrado”.
Mais integração
O secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, apontou que o uso do sistema Proad-OUV é obrigatório nas ouvidorias da Justiça do Trabalho e, com a nova versão, a Justiça do Trabalho terá um único painel estático. A ferramenta também beneficia a troca de informações e possibilita, além de manifestações de ouvidorias, a tramitação de demais processos administrativos.
“Estamos nos comunicando e rompendo o hermetismo, sem perder de vista a integração do Proad-OUV com outros sistemas, em um futuro próximo. Esse tipo de projeto é uma maneira do espírito público colaborar”, disse. “Nós buscamos a interoperabilidade com outros órgãos. Até meados deste ano, o Proad-OUV vai falar com centenas de outros órgãos”, completou.
Texto: Debora Bittencourt - CSJT
Reprodução: Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br