Anos Anteriores
1. PROGRAMA PAPA-PILHAS
O Programa Papa-Pilhas, instituído neste Tribunal, está alinhado ao "Programa Abinee Recebe Pilhas", sistema de Logística Reversa mantido pela Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, o qual objetiva o recolhimento de pilhas e baterias portáteis para encaminhamento aos seus respectivos fabricantes.
A Abinee mantém contrato com empresa especializada no transporte de resíduos perigosos, a qual realiza a coleta em todas as capitais brasileiras, ou pontos de recolhimentos em cidades distantes até 50 Km da capital.
Foram distribuídos coletores nas unidades participantes do programa, onde usuários poderão descartar pilhas e baterias, os quais estão assim localizados:
- Edifício Sede Administrativo - Rua Esteves Júnior, 395
1) Espaço Socioambiental (Térreo - ao lado da rampa interna)
2) Andar Térreo do Ed. da Secretaria de Comunicação - SECOM e da Coordenadoria de Saúde
- Ed. Rua Luiz Sanches Bezerra da Trindade
3) Portaria
- Ed. Sede Gabinetes de Desembargadores e Secretaria Judiciária - Av. Rio Branco
4) Portaria
- Forum Trabalhista de Florianópolis - Av. Rubens de Arruda Ramos
5) Portaria - Junto aos caixas eletrônicos dos bancos
- Serviço de Material e Patrimônio
6) Portaria
- Serviço de Digitalização e Guarda de Documentos - SEDIG
7) Portaria de atendimento ao Público
- Fórum Trabalhista de São José
8) Portaria
9) Entrada Lateral
- Vara do Trabalho de Palhoça
10) Portaria
Relatório de Recolhimento (em Quilogramas - KG)
2018
Datas de Recolhimento | Total | ||||
28 . ago . 2018 |
|||||
Peso | 48,4 | 48,4 |
2. AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria de Comunicação
OBJETIVO
- Ações de capacitação, divulgação e sensibilização de corpo funcional e força de trabalho auxiliar, em relação ao cumprimento das metas previstas no PLS a na Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-12.
DETALHAMENTO
- Sensibilização do público interno em relação ao anexo II da Resolução 201/2015 do CNJ (sugestões de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente quanto à aquisição de materiais e à
contratação de serviços).
- Elaboração de peças gráficas a serem disponibilizadas nos canais de comunicação internos.
- Produção de material de divulgação do Plano de Logística Sustentável, além de matérias jornalísticas sobre ações internas e externas do Tribunal envolvendo o anexo I da mesma Resolução, que trata dos indicadores mínimos para avaliação do desempenho social, ambiental e econômico do Plano.
AÇÕES
As pílulas conscientes fazem parte da campanha 'Se liga, desliga' e contêm informações importantes com boas práticas que podem ser inseridas no dia a dia, possibilitando melhor qualidade de vida, economia de recursos e respeito ao meio ambiente. Confira as pílulas já produzidas:
Descrição da imagem: Mulher passando frio com o ar-condicionado onde se lê: "Programe o ar-condicionado para a temperatura de 23º. Esta temperatura é suficiente para manter a sala com o clima agradável e consome menos energia que uma temperatura menor. Além disso, evita discussões entre as alas feminina e masculina do setor. O clima entre os colegas também agradece!". Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Aparelho de ar-condicionado soltando vapor, onde se lê: "Com o ar-condicionado ligado, mantenha portas e janelas fechadas. Quando há uma abertura no ambiente, o ar-condicionado trabalha mais e não tem a mesma eficácia, porque a área aumenta e a potência continua a mesma. A máquina também leva mais tempo para desarmar, eliminando mais gás carbônico na atmosfera. Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Pessoa com controle apontando para o ar-condicionado onde se lê: "Fique ligado: a partir de hoje, o ar-condicionado deve ser desligado às 18h30. Quem consome muita energia durante o horário de ponta paga mais por ela. Cada kw/hora gasto durante o pico de consumo (em SC, das 18h30 às 21h30) custa mais que o triplo do consumido fora dessa faixa. Por isso, não esqueça: todos os dias, a partir das 18h30, janelas abertas!" Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Duas pessoas montando as partes de uma lâmpada onde se lê: "Banco de Ideias. Boas ideias podem mudar o mundo. Compartilhe as suas! Acesse o Banco de Ideias e dê sua sugestão de como aproveitar melhor os recursos naturais no TRT-SC. A sua dica pode virar uma boa prática a ser seguida em todo o estado. Passe adiante! Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Monitor sorrindo onde se lê "Sempre que der uma pausa, desligue a tela do computador". Quando está ligado, o monitor é responsável por cerca de 50% do consumo de energia do computador. Mesmo em standby, ele continua gastando energia. Portanto, sempre que for se ausentar por mais de cinco minutos do seu posto de trabalho, não se esqueça: desligue o monitor! Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Fogão elétrico com uma chaleira em cima onde se lê: "Cuidado com o fogão elétrico: ele é o grande vilão da copa. O fogão elétrico gera calor através de eletricidade e por isso gasta muito mais energia. Uma hora de uso equivale ao consumo, pelo mesmo tempo, de três aparelhos de ar-condicionado de 12.000 BTUs. Não esquente à toa: use o fogão com consciência e economize energia! Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Torneira aberta jorrando água onde se lê: "22 de março é o Dia Mundial da Água. Mas que tal pensar nela todos os dias? Tudo o que consumimos - alimentos, roupas, eletrodomésticos - precisa de água, e muita, para ser produzido. Um litro de cerveja precisa de 5,5 litros de água para ser fabricado, uma calça jeans 11 mil litros e um celular (um só!) 16 mil litros. Por isso, para economizar água, faça mais do que deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes. No dia a dia, pratique o consumo consciente!" Fonte: planetasustentavel.abril.com.br Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Duas pessoas conversando no telefone onde se lê: "Nas ligações particulares, utilize seu celular. O valor que você ressarce pelas ligações pessoais para a União e não para o TRT-SC, que é quem paga a fatura. Por isso, o gasto do Tribunal com telefone só diminui quando ele deixa de ser utilizado. Fique ligado: para assuntos de sua conta, use o celular!" Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Tomada e carregador se olhando apaixonados onde se lê: "Tire da tomada equipamentos que não estejam em uso. As luzinhas são pequenas, mas o gasto que elas representam na conta de energia é grande. O consumo em stand by pode variar de 10% a 20% da fatura, dependendo do número de eletrodomésticos. Se é assim na sua casa, imagine em todo o Tribunal. Por isso, tire os aparelhos da tomada sempre que puder. Até eles precisam desconectar de vez em quando..." Fonte: Companhia Paranaense de Energia (Copel). Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Vaso sanitário vazando onde se lê" "Verifique com frequência se há vazamento na unidade. Nem sempre um vazamento chama a atenção - quando acontece em tubulações ocultas, pode passar um bom tempo sem ser descoberto. Mas o estrago será grande: um furo de 2 mm no cano desperdiça 3.200 litros de água num dia. Por isso, fique ligado na fatura e nas torneiras e vasos sanitários da sua unidade e, se detectar algum problema, acione a empresa de manutenção. Não deixe os esforços de economia irem por água abaixo!" Fonte: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Uma pessoa segurando a porta do elevador para duas pessoas que estão chegando onde se lê: "Seja gentil e compartilhe o elevador. Antes de embarcar, que tal dar uma olhadinha para ver se tem mais alguém chegando para pegar o elevador? Essa simples atitude pode reduzir o número de vezes que o equipamento trafega, baixando o consumo de energia, além de ajudar o colega a chegar mais rápido ao trabalho. Pense nisso na próxima vez que for pegar o elevador. Se liga: gentileza gera gentileza! * Dica sugerida pelo servidor Altair de Lima, da Setic. Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Mulher pensando com a porta da geladeira aberta onde se lê: "Pense bem antes de abrir a geladeira. O refrigerador é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, podendo chegar a 25% do valor da conta de luz. Ao abri-lo constantemente, você faz com que o ar refrigerado escape, obrigando o motor a trabalhar ainda mais para restabelecer a temperatura. POr isso, seja objetivo e pense no que precisa pegar antes de abrir a porta. Nem sempre a luz da geladeira ajuda a iluminar seus pensamentos!" Fonte: Super Interessante. Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Impressora imprimindo várias folhas de papel onde se lê: "Imprima só o necessário e utilize os dois lados da folha. A produção de papel está entre os processos industriais que mais consomem água: para fazer uma resma 4A são gastos até 5.000 litros. Portanto, quando tiver que imprimir revise sempre antes e utilize a frente e o verso da folha. Assim você evita o desperdício e ainda causa uma boa impressão!" Fonte: Water Footprint Network. Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
Descrição da imagem: Homem subindo de escada onde há uma placa escrito "Rumo à Saúde" e onde se lê: "Poupe tempo e ganhe saúde. Se puder, vá de escada. Subir escadas é uma das formas mais econômicas e naturais de se fazer exercícios. Esta atividade pode representar um gasto de 14 calorias por minuto. Então, se liga e vá pela escada. Passo a passo você ganha saúde e economiza energia!" Banner TRT SC "Se Liga, desliga!".
3. AQUISIÇÕES/CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Plano de Ação
Áreas envolvidas
. Secretaria Administrativa e Financeira - SECAF
. Serviço de Licitações e Compras - SELIC
. Serviço de Material e Patrimônio - SEMAP
. Serviços Gerais - SERGE
OBJETIVO
- Inserir critérios de sustentabilidade nas aquisições de materiais e contratações de serviços.
DETALHAMENTO
- Realizar a revisão constante das especificações dos materiais de consumo a serem adquiridos para estoque de almoxarifado e outros materiais de consumo de uso exclusivo.
- Realizar a revisão constante das especificações dos bens permanentes a serem adquiridos.
- Pesquisa no mercado objetivando a busca de materiais e serviços de menor impacto ambiental.
- Incluir em projetos básicos, sempre que possível e no mínimo, os critérios e práticas de sustentabilidade constantes do Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho;
- Averiguar e divulgar a porcentagem de itens adquiridos e/ou contratados que possuem critérios e práticas de sustentabilidade,
AQUISIÇÃO DE MATERIAIS COM CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE EM 2015
01 automóvel sedã de grande porte. | - Combustível Flex. - Certificação PROCONVE – Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores. |
---|---|
01 automóvel sedã médio porte. | - Combustível Flex. - Certificação PROCONVE – Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores. |
04 automóveis tipo SW. | - Combustível Flex. - Certificação PROCONVE – Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores. |
Pneumáticos para automóveis. | - Resolução 416/2009 do CONAMA. - Declaração de destinação ambientalmente correta. |
Louças (copos e xícaras) | - Substituição aos copos descartáveis. |
Materiais de limpeza e higiene para o estoque do Almoxarifado. | - Biodegradáveis, com registro na ANVISA e Ministério da Saúde, Selo do INMETRO, certificação CONAMA, conformidade ABNT, embalagens recicladas, rótulos segundo exigências legais |
Material de Expediente para o estoque do Almoxarifado. | - Embalagens recicladas, informações de segurança nas embalagens, papéis certificados e/ou reciclados. |
Suprimentos para impressoras. | - Logística reversa dos suprimentos consumidos. |
4. PAPEL
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria Administrativa e Financeira - SECAF
. Serviço de Licitações e Compras - SELIC
. Serviço de Matrial e Patrimônio - SEMAP
OBJETIVO
- Reduzir o consumo de todo tipo de papel e sua respectiva despesa.
DETALHAMENTO
- Fazer a critica dos pedidos de papel e orientar os usuários quanto a sua real necessidade;
- Fazer a crítica e orientar os usuários quanto à necessidade de impressão de documentos;
- Lembrar os usuários de imprimir frente e verso;
- Orientar os usuários quanto à conferência dos textos antes da impressão;
- Orientar os usuários quanto ao reaproveitamento do papel impresso apenas de um lado;
- Fazer a crítica dos pedidos e orientar os usuários em relação à necessidade do uso de pastas de cartolina para arquivamento de documentos e a opção do arquivamento eletrônico;
- Fazer a crítica dos pedidos de livros protocolos, pautas, carga etc. e sugerir o uso de protocolos, agendas e remessas eletrônicos;
- Fazer a crítica dos pedidos de impressos diversos destinados ao Setor de Apoio Gráfico, sugerindo a substituição de folders, cartazes e panfletos por mensagens eletrônicas;
- Incentivar o reaproveitamento de caixas de papelão utilizadas para remessa de materiais.
- Implantação de sistemas eletrônicos nas áreas administrativa e judiciária, para eliminação do uso de papel.
- Realização de campanha de esclarecimento e sensibilização em relação ao uso de papel.
METAS
. 2015 -> Diminuição do consumo em 1%
. 2016 -> Diminuição do consumo em 2%
. 2017 -> Diminuição do consumo em 4%
. 2018 -> Diminuição do consumo em 6%
. 2019 -> Diminuição do consumo em 8%
. 2020 -> Diminuição do consumo em 10%
. Índices percentuais definidos no Planejamento Estratégico do TRT-12ª Região.
. Ano de referência para os percentuais -> 2014.
5. COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais
. Serviço de Material e Patrimônio
. Serviço de Licitação e Compras
OBJETIVO
- Reduzir o consumo de todo tipo de papel e sua respectiva despesa.
DETALHAMENTO
- Fazer a critica dos pedidos de papel e orientar os usuários quanto a sua real necessidade;
- Fazer a crítica e orientar os usuários quanto à necessidade de impressão de documentos;
- Lembrar os usuários de imprimir frente e verso;
- Orientar os usuários quanto à conferência dos textos antes da impressão;
- Orientar os usuários quanto ao reaproveitamento do papel impresso apenas de um lado;
- Fazer a crítica dos pedidos e orientar os usuários em relação à necessidade do uso de pastas de cartolina para arquivamento de documentos e a opção do arquivamento eletrônico;
- Fazer a crítica dos pedidos de livros protocolos, pautas, carga etc. e sugerir o uso de protocolos, agendas e remessas eletrônicos;
- Fazer a crítica dos pedidos de impressos diversos destinados ao Setor de Apoio Gráfico, sugerindo a substituição de folders, cartazes e panfletos por mensagens eletrônicas;
- Incentivar o reaproveitamento de caixas de papelão utilizadas para remessa de materiais.
- Implantação de sistemas eletrônicos nas áreas administrativa e judiciária, para eliminação do uso de papel.
- Realização de campanha de esclarecimento e sensibilização em relação ao uso de papel.
METAS
- 2015 -> Diminuição do consumo em 1%
- 2016 -> Diminuição do consumo em 2%
- 2017 -> Diminuição do consumo em 4%
- 2018 -> Diminuição do consumo em 6%
- 2019 -> Diminuição do consumo em 8%
- 2020 -> Diminuição do consumo em 10%
. Índices percentuais definidos no Planejamento estratégico do TRT-12ª Região.
. Ano de referência para os percentuais -> 2014.
6. ÁGUA POTÁVEL ENGARRAFADA
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Direção-Geral da Secretaria
. Serviços Gerais (Setor de Copa e Setor de Zeladoria)
OBJETIVO
- Estimular o consumo de água potável em embalagens de 20 litros, em substituição às garrafas pet de
500 ml.
DETALHAMENTO
- Distribuir água em garrafas pet apenas para sessões, palestras e em situações em que seja estritamente necessário.
- Realizar campanha de conscientização para dedução de resíduos plásticos (garrafa pet).
- Elaboração de norma regulamentar em relação ao consumo de água potável em garrafas pet.
METAS
- Diminuir em 10% a utilização de garrafas pet de 500 ml em 2016, em relação a 2015.
7. IMPRESSÕES REPROGRÁFICAS
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
. Serviço de Material e Patrimônio
. Serviço de Licitações e Compras
OBJETIVO
- Colaborar com a redução do consumo de suprimentos de impressão e promover o maior índice possível de destinação sustentável dos suprimentos utilizados, através de uma eficaz logística reversa e de uma correta destinação do material retornado.
DETALHAMENTO
- Redigir corretamente os projetos básicos relativos à aquisição de suprimentos de impressão, no sentido de tornar efetiva a prática da logística reversa por parte dos fornecedores.
- Informar amplamente os usuários de suprimentos de impressão quanto à legislação, às cláusulas dos contratos de aquisição e à necessidade de remeter os suprimentos usados ao almoxarifado.
- Substituição dos equipamentos antigos, por equipamentos de melhor eficiência em relação ao consumo de energia e suprimentos.
- Destinação adequada dos suprimentos que não foram adquiridos com a logística reversa.
- Destinação adequada dos equipamentos quando da sua ociosidade.
METAS
- Exigir a logística reversa em todas as aquisições de suprimentos para impressão.
8. ENERGIA ELÉTRICA
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria Administrativa e Financeira
. Serviço de Manutenção
. Serviço de Projetos e Obras
. Serviços Gerais
. Serviço de Material e Patrimônio
OBJETIVO
- Cumprimento do objetivo estratégico do Tribunal que é o de aprimorar a gestão orçamentária, no que se refere a estabelecer uma cultura de redução do consumo e do custo de eletricidade.
DETALHAMENTO
- Campanhas de conscientização quanto ao uso de energia elétrica nas dependências dos imóveis da 12ª Região (uso de elevadores, luminárias, condicionadores de ar, eletroeletrônicos, etc.).
- Programa de substituição dos condicionadores de ar com compressores de tecnologia convencional para tecnologia “inverter”, por serem 40% mais econômicos.
- Substituição de luminárias incandescentes por iluminação florescente tubular e/ou com LED considerando suas eficiências energéticas e baixo consumo de energia.
- Racionalização do número de frigobares, refrigeradores, aquecedores e fornos elétricos instalados na 12ª Região.
- Vistoria em todos os imóveis da 12ª Região, analisando as condições dos sistemas eletroeletrônicos, com ajustes, manutenções corretivas e preventivas com análise e balanceamento de cargas.
- Avaliação dos equipamentos instalados verificando sua eficiência e adequação a programas de eficiência energética com proposição de substituição.
- Análise e ajuste do fator de demanda e alinhamento entre o consumo medido e o contratado dos imóveis enquadrados no grupo tarifário A4, modalidade horossazonal.
AÇÕES
Planilha de simulação de consumo por aparelhos - 20.05.16
9. ÁGUA E ESGOTO
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria Administrativa e Financeira
. Serviço de Manutenção
. Serviço de Projetos e Obras
. Serviços Gerais
. Serviço de Material e Patrimônio
OBJETIVO
- Cumprimento do objetivo estratégico do Tribunal que é o de aprimorar a gestão orçamentária, no que se refere a estabelecer uma cultura de redução do consumo e do custo de água.
DETALHAMENTO
- Campanhas de conscientização quanto ao uso de água nas dependências dos imóveis da 12ª Região.
- Vistoria em todos os imóveis utilizados pela 12ª Região para análise das condições dos sistemas hidráulicos, com ajustes, manutenções corretivas e preventivas.
METAS
- 2015 -> Diminuição do consumo em 1%
- 2016 -> Diminuição do consumo em 2%
- 2017 -> Diminuição do consumo em 4%
- 2018 -> Diminuição do consumo em 6%
- 2019 -> Diminuição do consumo em 8%
- 2020 -> Diminuição do consumo em 10%
. Índices percentuais definidos no Planejamento estratégico do TRT-12ª Região.
. Ano de referência para os percentuais -> 2014.
- Desenvolver, no mínimo, uma campanha anual a qual oriente corpo funcional e força de trabalho auxiliar quanto ao uso racional de água.
- Vistoria em todos os imóveis da 12ª Região nos próximos 12 meses nos sistemas hidrossanitários, com ajustes, manutenções corretivas e preventivas.
10. TELEFONIA
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais
. Serviço de Manutenção
. Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
OBJETIVO
- Diminuir o valor gasto com a comunicação via telefonia fixa e celular.
DETALHAMENTO
- Campanha para incentivar a substituição da comunicação via telefonia fixa e celular por outros meios de comunicação disponíveis.
METAS
- Reduzir o valor total gasto com serviços de telefonia em 2016, em 5%, em relação ao ano de 2015.
11. VIGILÂNCIA
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais (Núcleo de Segurança)
. Unidades onde são prestados os serviços de vigilância
OBJETIVO
- Avaliação da necessidade dos postos contratados e análise do valor de repactuação em relação ao valor atual de mercado.
DETALHAMENTO
- Elaboração de relatório para verificação da real necessidade dos postos contratados.
- Elaboração de pesquisa de preços para verificação dos valores atuais de mercado.
METAS
- Ações a serem desenvolvidas em épocas anteriores à renovação de cada contrato.
12. LIMPEZA
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais (Núcleo de Segurança)
. Unidades onde são prestados os serviços de vigilância
. Serviço de Material e Patrimônio
OBJETIVO
- Avaliação da necessidade dos postos contratados e análise do valor de repactuação em relação ao valor atual de mercado.
DETALHAMENTO
- Elaboração de relatório para verificação da real necessidade dos postos contratados.
- Elaboração de pesquisa de preços para verificação dos valores atuais de mercado.
- Para a aquisição de materiais de limpeza, fazer as exigências legais dos fabricantes, quanto aos registros nos órgãos de controle e normativos referentes aos aspectos ambientais, de segurança e de eficiência (ANVISA, Ministério da Saúde, INMETRO, Normas Técnicas – NBRs, CONAMA, etc.).
METAS
- Ações a serem desenvolvidas em épocas anteriores à renovação de cada contrato.
13. DESLOCAMENTO DE PESSOAS, BENS E MATERIAIS/COMBUSTÍVEIS E VEÍCULOS
Plano de ação
* Considerar todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais (Núcleo de Transporte e Núcleo de Segurança)
OBJETIVO
- Adequar o uso de veículos, o consumo de combustíveis e sua consequente despesa, contribuindo, também, para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.
DETALHAMENTO
- Manter o efetivo controle do gasto com combustíveis e lubrificantes.
- Substituir o software de controle, para que conste, a partir de 2016, o tipo de combustível utilizado (etanol, gasolina e diesel).
- Aumentar o número de saídas pré-programadas e criar novos roteiros.
- Racionalização de viagens, utilizando automóveis compartilhados, quando possível.
- Aquisições de automóveis flex.
- Incluir itens de sustentabilidade nas contratações e compras.
METAS
- Reduzir o valor total gasto com aquisição de combustíveis em 2016, em 2%, em relação ao ano de 2015.
14. GESTÃO DE RESÍDUOS
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviços Gerais
. Serviço de Manutenção
. Serviço de Material e Patrimônio
. Serviço de Planejamento e Obras
. Unidades gerenciadoras de resíduos
OBJETIVO
- Gerenciar os resíduos de forma a incentivar sua produção mínima, seu reaproveitamento ou reciclagem, e destinação ambientalmente adequada quando encerradas todas as possibilidades de utilização.
DETALHAMENTO
- Separação, guarda, transporte e destinação adequada de resíduos perigosos, objetivando evitar danos à saúde e contaminação do meio ambiente.
- Treinamento do pessoal envolvido no gerenciamento dos resíduos.
- Edição do Manual de Descarte de Resíduos Sólidos do TRT-12, contendo a identificação e destinação adequada de todos os resíduos gerados.
- Realização de campanhas informativas sobre o comportamento individual e institucional em relação à geração e gerenciamento de resíduos.
- Inclusão do tema nos eventos relacionados à sustentabilidade, destinados à capacitação do corpo funcional e força de trabalho auxiliar.
- Destinação dos resíduos recicláveis às cooperativas de catadores.
METAS
- Destinar 100% dos resíduos recicláveis ou reaproveitáveis às cooperativas de catadores ou a outras entidades para sua reutilização.
- Destinar 100% dos resíduos perigosos aos aterros sanitários legalmente certificados.
- Armazenar e transportar 100% dos resíduos perigosos e de saúde dentro dos padrões exigidos pelas normas ambientais vigentes.
- Fazer constar, nos contratos de execução de obras e de manutenção, a necessidade de elaboração e cumprimento dos Planos de Gerenciamento de Resíduos.
15. LAYOUT
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviço de Projetos e Obras
. Setor de Projetos
. Setor de Projeto e Execução de Sistemas Elétricos, Telefônicos e de Climatização
. Setor de Execução de Obras e Setor de Orçamento de Obras
OBJETIVO
- Definir e planejar estratégias para a adoção de critérios de sustentabilidade nas ações e atividades concernentes à elaboração de projetos e contratação de serviços de arquitetura e engenharia.
DETALHAMENTO
- Inclusão de critérios de sustentabilidade na elaboração de projetos de arquitetura e engenharia.
- Inclusão de critérios de sustentabilidade na contratação de serviços de arquitetura e engenharia.
METAS
- Elaboração de um Guia de Projetos e Obras que contemple critérios e estratégias de sustentabilidade socioambiental, em consonância com as regulamentações pertinentes.
16. SISTEMAS ELETRÔNICOS
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
OBJETIVO
- Fazer tramitar em meio eletrônico todos os processos e expedientes administrativos e judiciários da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, eliminando o uso de papel, definindo competências, otimizando recursos e aumentando a eficiência e eficácia do trabalho.
DETALHAMENTO
- Implantação dos sistemas e a prestação de serviço de suporte aos seus usuários.
METAS
- Implantar o PJe em 100% das unidades judiciárias do estado, durante o ano de 2015.
- Apadrinhar outros Regionais com o sistema PROAD (Processo administrativo), desenvolvido neste Regional, o qual objetiva a tramitação de expedientes administrativos sem a utilização de papel.
- SCMP: Uniformizar o tratamento de bens patrimoniais e de material de consumo entre os regionais.
17. AÇÕES DE CAPACITAÇÃO
Plano de ação
Áreas envolvidas
. Serviço de Saúde . Serviço de Educação Corporativa
OBJETIVO
- Promover a qualidade de vida de magistrados e servidores através de programas de saúde que permitam a avaliação clínica, diagnóstico precoce, orientação e capacitação acerca de hábitos de vida saudáveis incentivando a mudança comportamental e adoção de um novo estilo de vida, bem como o desenvolvimento de consciência social e participação em ações solidárias.
- Possibilitar acesso a informações sobre temas socioambientais a todos servidores
- Promover ações de sensibilização e capacitação para servidores, presencial ou à distância acerca do comportamento socioambiental responsável.
DETALHAMENTO
O Serviço de Saúde realiza, de maneira permanente, ações de promoção e proteção à saúde de magistrados e servidores destacando-se:
- Programa de controle médico e saúde ocupacional conforme Res. 141/2014 CSJT;
- Programa de gerenciamento de estresse;
- Programa Odontologia do Trabalho;
- PASI – Programa de atendimento odontológico aos servidores do interior;
- Programa de preparação para aposentadoria;
- Programa de Blitz Ergonômica;
- Acompanhamento de magistrados e servidores em LTS prolongada;
- Palestras de promoção de saúde, com temas baseados nos dados epidemiológicos levantados durante os exames periódicos de saúde;
- Desenvolvimento de curso de acessibilidade por parte de equipe do Núcleo psicossocial;
- Acompanhamento multiprofissional de servidores com deficiência; - Realização de campanhas de doação de sangue;
- Realizar a cada ano ações de capacitação (presencial ou ead) na temática socioambiental utilizando vários formatos tais como: palestras, debates, cursos, painéis e similares, videoconferências, em conjunto da Unidade Socioambiental.
METAS
- Percentual de participação nos exames periódicos de saúde - EPS maior ou igual a 80% em 2020 conforme planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.
- Realização de 2 ações de incentivo à participação de magistrados e servidores em ações solidárias, em 2016.
- Realização de 2 ações de incentivo a participação de magistrados e servidores em ações de inclusão de pessoas com deficiência, em 2016.
- Realizar, a cada ano, no mínimo um evento voltado para ao tema da responsabilidade socioambiental.
(Atualizado em 06/07/2023 por USAMB)
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