Nesta Semana Nacional da Conciliação - 28 de novembro a 2 de dezembro -, foram realizadas na 2ª instância da Justiça do Trabalho catarinense quatro dias de audiências para tentativas de acordos. Ao todo, aconteceram 21 audiências de conciliação na fase de conhecimento. Deste total, foram celebrados 13 acordos, resultando num índice de 62%.
O evento atendeu 56 pessoas e rendeu aos autores das ações trabalhistas cerca de R$ 270 mil por conta das composições. As audiências dos dias 28 e 29 foram conduzidas pelo presidente do TRT-SC, desembargador Gilmar Cavalieri. As do terceiro dia foram realizadas com a intermediação da desembargadora Maria de Lourdes Leiria. As desta quinta-feira (1º-12), pela desembargadora aposentada Licélia Ribeiro.
Este ano, juntamente com a Semana da Conciliação, acontece a Semana Nacional da Execução. O presidente do TRT-SC aprova a iniciativa de criar mais uma ação para tentar diminuir a taxa de congestionamento . “É uma boa ideia concentrar os esforços nos processos já julgados, o melhor momento para buscar a composição”, avalia Cavalieri.
Nas unidades judiciárias são realizadas, durante todo o ano, audiências de conciliação tanto na fase de conhecimento - momento de discussão do direito - quanto na de execução - quando a cobrança do crédito é feita.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320