Sedes próprias

Inauguração em São Bento do Sul reforça identidade da Justiça do Trabalho no Estado

27/11/2009 14h54
VT de São Bento do Sul


Chegou a vez da VT de São Bento do Sul ganhar sua sede própria da Justiça do Trabalho. A inauguração acontece segunda-feira (30), às 10h, e a unidade vai funcionar na Avenida São Bento, 55, no bairro Colonial. O prédio obedece ao decreto 5.296/04, da Presidência da República, que estabelece padrões para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais em espaços públicos. São 720 metros quadrados com acessibilidade total por meio de rampa de acesso, piso para cegos e banheiro adaptado.

O projeto segue uma padronização gradativa da sedes próprias do TRT/SC, assim como nas varas de Indaial, Fraiburgo, Videira, São Miguel do Oeste e Xanxerê. No caso de São Bento do Sul, essa identidade é ainda mais reforçada. “Antes a vara estava no prédio dos correios, agora temos mais uma sede e uma referência importante, tanto para a instituição quanto para a comunidade”, destaca o engenheiro João Carlos Godoy Ilha, do Serviço de Obras e Manutenção (Serom).

O aspecto ambiental recebeu atenção especial. Adotando o conceito de arquitetura bioclimática, o projeto aproveita a ventilação e iluminação naturais, o que permite reduzir o consumo do ar-condicionado. Brises em concreto, nas janelas, evitam a absorção excessiva do calor solar.

As novas luminárias têm refletores que consomem 20% menos energia, além de iluminarem mais por não fazerem sombras nelas mesmas. Ainda na parte elétrica, o projeto incluiu um forro acústico que dá mais flexibilidade às instalações, já que os fios descem do teto. Na parte hidráulica a economia de recursos naturais fica por conta da torneira do banheiro de uso público, com acionamento automático e redutores de vasão de água.

O custo de execução do projeto foi de R$ 900 mil, que será compensado ao longo do tempo pela economia de aluguel do antigo imóvel: R$ 70 mil por ano. O projeto prevê ainda a construção de escadas e elevador caso o projeto de lei que cria a 2ª VT de São Bento do Sul passe no Congresso Nacional. Existe também a possibilidade dessa futura unidade ser construída no terreno ao lado da nova sede, que foi recentemente adquirido pelo TRT. Como o trânsito é intenso nas proximidades, o terreno poderá servir, ainda, para ampliar o estacionamento para o público externo – atualmente com cinco vagas.
Soluções

Além de São Bento do Sul, a jurisdição da unidade é composta pelos municípios de Campo Alegre e Rio Negrinho, que juntos somam uma população de aproximadamente 126 mil habitantes. A unidade registra um índice médio de conciliações de 53%, acima da média estadual, e solucionou mais processos (1.369) do que recebeu (1.266). De acordo com o relatório de outubro, a VT tinha 2.319 processos em tramitação - a maioria deles (83%) na fase de execução.

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: