Site do TRT é certificado com selos digitais de acessibilidade

18/10/2007 17h02

O site do Tribunal Regional do Trabalho ganhou dois selos digitais que certificam a acessibilidade dele para pessoas com deficiência visual e motora. O W3C e o Da Silva estão localizados na parte inferior da coluna destaques, no portal, e vêm para cumprir dispositivo (art. 47, § 2º) do Decreto 5.296/04, que regulamenta a lei de promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei 10.098/00).

O W3C verifica se o código da página está correto para que o software leitor de tela, instalado nas máquinas dos usuários com algum tipo de deficiência, possa funcionar adequadamente. A certificação é emitida por um comitê formado por grandes empresas que tem por objetivo tornar a internet acessível a um número cada vez maior de pessoas.

O DaSilva realiza as mesmas funções do W3C, ou seja, é um software avaliador. Com um adicional: ele avalia a estrutura do site e faz uma análise do conteúdo, verificando se está dentro do conjunto de regras de acessibilidade definidas pelo governo federal.

 

 

Fonte: Ascom - 18.10.07, às 17h02min

Leia Também: