O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina definiu a elaboração de planejamento estratégico para a Justiça do Trabalho estadual. Os juízes do TRT, reunidos em sessão plenária, também autorizaram a presidência do Regional a contratar empresa de consultoria para apoio no processo de planejamento.
Para aprovar o planejamento institucional - Resolução Administrativa nº 143/2007 -, os magistrados basearam-se em análise do contexto em que está inserida a Justiça do Trabalho e, especialmente, o TRT catarinense. Foram avaliadas as demandas dos jurisdicionados, da sociedade em geral e de órgãos superiores que, ultimamente, têm cobrado sistematicamente que as instituições judiciárias se preparem para respostas rápidas aos novos desafios.
Segundo Rosângela Gomes Yamada, assessora de planejamento do Tribunal, o planejamento estratégico é uma metodologia oferecida pela ciência da Administração, que permite a articulação das interfaces das organizações como a gestão de recursos - humanos, financeiros, materiais e tecnológicos -, os processos internos - forma como o trabalho é realizado - e o contexto em que está inserida a instituição. “Com o planejamento estratégico o TRT vai se preparar para o futuro, definindo claramente os seus objetivos e as ações necessárias ao seu alcance”, conclui Rosângela.
Os próximos meses vão ser utilizados para a disseminação de noções sobre o planejamento estratégico e para a contratação de empresa de consultoria.
Mais informações podem ser obtidas na página da Assessoria de Planejamento do TRT na intranet, ou encaminhando e-mail para asplan@trt12.gov.br.
Fonte Ascom - 26.09.07, às 12h35min