Desembargadores do TRT de Minas Gerais buscam intercâmbio no TRT catarinense

05/03/2007 14h30

A busca de intercâmbio de experiências nas área de comunicação social e informática motivou a visita ao TRT/SC, na última quarta-feira (28), dos desembargadores Tarcísio Alberto Giboski e Paulo Roberto de Castro, do TRT mineiro, além do assessor de comunicação social André Mascarenhas.

Às 09h o desembargador Giboski, que preside o TRT/MG, concedeu entrevista ao programa “Justiça do Trabalho na TV”, produzido pela assessoria de comunicação social do Tribunal catarinense, com veiculação pela Tv Justiça e dez emissoras de TV a cabo em Santa Catarina.

Na abordagem que fez sobre a Justiça do Trabalho mineira, Giboski trouxe alguns números: “O nosso TRT tem 36 desembargadores, 8 turmas e 3 seções especializadas. Temos 136 varas do trabalho instaladas e bem distribuídas geograficamente – 40 em Belo Horizonte -, 17 diretorias de foro e 1 posto avançado. Também registramos, em 2006, um movimento processual expressivo, com 185 mil ações solucionadas”.

Comentando notícias de setores da imprensa, que destacaram o custo financeiro de manutenção da estrutura da Justiça do Trabalho, o presidente do TRT de Minas qualificou tal enfoque de equivocado. “A prestação jurisdicional, como obrigação social do Estado, não envolve uma atividade lucrativa. Se formos pensar que deve haver uma relação custo-benefício em determinadas atividades do Estado, nós estaremos inviabilizando essa missão da União em relação à sociedade. O que se gasta é eqüitativamente o necessário para que haja um funcionamento razoável do Poder Judiciário”, concluiu.

Na seqüência, depois de permanecerem durante toda a manhã conhecendo os produtos da Ascom, os visitantes foram recebidos em gabinete pelo presidente do TRT/SC, Jorge Luiz Volpato. No período da tarde visitaram o plenário do Tribunal e confraternizaram com os juízes que se preparavam para a última sessão da seção Especializada de Dissídios Individuais, atual Seção Especializada 2.

O último compromisso da comitiva aconteceu na 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis, onde foi recepcionada pelo juiz do trabalho substituto Marcel Luciano Higuchi Viegas, e conheceu o funcionamento da audiência com as ferramentas do sistema informatizado.

 

Ascom - 05.03.07, às 14h30min

Leia Também: