Unidade dedicada à conciliação é instalada no meio-oeste de SC

Sediado na VT de Fraiburgo, novo Cejusc também vai receber processos das jurisdições de Caçador, Joaçaba e Videira

25/05/2022 16h58, atualizada em 26/05/2022 14h34
Arquivo TRT-12

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) inaugurou na segunda-feira (23/5) um centro de conciliação (Cejusc) no Meio-Oeste do estado. A nova unidade, instalada na Vara do Trabalho de Fraiburgo, também vai receber processos das jurisdições de Caçador, Joaçaba e Videira.

Esse é o 15º Cejuscs na Justiça do Trabalho de Santa Catarina, sendo 14 de primeiro grau e um de segundo. Eles consistem em unidades criadas exclusivamente para  incrementar o número de acordos em processos trabalhistas de suas respectivas regiões.

O Cejusc do Meio-Oeste é coordenado pelo juiz Gustavo Rafael Menegazzi, titular da Vara do Trabalho de Fraiburgo. Somados, as quatro jurisdições que são atendidas pela nova unidade receberam 5,7 mil processos ano passado e solucionaram 6 mil. Desses, 4,4 mil foram por meio de acordo, um índice de 74%.

Semana Nacional da Conciliação

O anúncio sobre o novo Cejusc foi feito na segunda-feira (23/5), durante a abertura da 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, em São José (SC). O evento teve a participação da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa, e do presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi. 

Aproveitando o clima da Semana, já no primeiro dia de funcionamento o Cejusc do Meio-Oeste realizou sete tentativas de acordo, alcançando êxito em quatro e garantindo o pagamento de R$ 12,6 mil em dívidas trabalhistas. 

Menegazzi explica que o número reduzido de audiências deveu-se ao  pouco tempo disponível para intimar as partes, já que o ato de criação do Cejusc foi publicado três dias antes de sua inauguração. 

“Nossa intenção é realizar de duas a três audiências por semana, pautando cerca de 100 processos por mês”, estima o magistrado.  Ele relata ainda que os advogados e os juízes da região consideraram positiva a criação do espaço e já manifestaram interesse em incluir processos na pauta do Cejusc.

Texto: Carlos Nogueira / Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: