Acordo mediado pela SE-1 põe fim à greve no Ciasc

Paralisação de empregados públicos do setor de tecnologia da informação do Governo do Estado já durava duas semanas

27/06/2022 19h03, atualizada em 29/06/2022 16h44

Representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD-SC) e do Centro de Informática e Automação (Ciasc) chegaram a um consenso que pôs fim à greve de duas semanas. 

Os termos foram debatidos na última sexta-feira (24/6), em audiência telepresencial da Seção Especializada 1, mediada pela juíza convocada do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert.

O Ciasc é o responsável, entre outras funções, por gerar a folha de pagamentos do funcionalismo público estadual. A proposta firmada em audiência foi aprovada pela assembleia do SINDPD-SC naquele mesmo dia.
 
A empresa se comprometeu a conceder promoção por antiguidade em dezembro de 2022 a todos os trabalhadores que preencherem os requisitos, limitada a uma letra do plano de cargos e salários. Considerando que a reposição da inflação, no percentual de 12,47%, já havia sido ajustada anteriormente e favorecerá a todos os empregados, a promoção por antiguidade vai significar um aumento real 2,5% a quem tiver direito ao benefício.

Entre os outros termos estabelecidos, está a manutenção do regime de home office para os empregados até o final deste ano, em escala de 4 por 1. Os representantes da empresa pública ainda se comprometeram a regulamentar o regime e a integrá-lo ao sistema de controle de jornada, para fins de pagamento de horas extras.

Também ficou decidido que o Ciasc irá manter todos os membros da comissão de planos de carreira, cargos e salários (PCCS) da categoria, incluindo mais um membro indicado pelo sindicato, além do atual representante dos trabalhadores. Outro compromisso firmado foi o de pagar os dias em que os empregados ficaram parados por conta da greve.

Da parte do sindicato, foi assumido o compromisso de solicitar aos empregados que coloquem em dia os serviços públicos de Tecnologia da Informação (TI) afetados com a paralisação.

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: