Juíza reforça sobre perigos do trabalho rural para menores de 18 anos

Lisiane Vieira é um das gestoras auxiliares dos programas de Combate ao Trabalho Infantil e Trabalho Seguro

12/07/2022 15h21, atualizada em 12/07/2022 18h56
Divulgação Rádio Catarinense FM

A  juíza Lisiane Vieira, da Vara do Trabalho de Joaçaba, concedeu uma entrevista no sábado (9/7) à Rádio Catarinense FM, do mesmo município, sobre saúde e segurança do trabalhador rural.

A magistrada, uma das gestoras auxiliares dos dois programas institucionais do TRT-12 -  Combate ao Trabalho Infantil e Trabalho Seguro - aproveitou o espaço para reforçar a proibição do trabalho rural aos menores de 18 anos. De acordo com a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho, o trabalho rural se enquadra na lista das piores formas de trabalho infantil pelos riscos inerentes a ele (exposição à agrotóxicos, contato com animais peçonhentos, manuseio de ferramentas perfurantes etc).

Ela também lembrou que a profissionalização dos jovens em cursos como os de técnico agrícola, em agropecuária e agronomia são fundamentais para que eles permaneçam em suas terras com conhecimentos que tornem suas atividades mais rentáveis. 

Além dela, o programa também teve a participação do engenheiro agrônomo Edelcio Paulo Bonato e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba, Dileto Paganini. Eles abordaram o baixo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos agricultores e o envelhecimento dos trabalhadores rurais, em especial os ligados à agricultura familiar.

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: