Escolas públicas de Blumenau terão atividades voltadas ao combate ao trabalho infantil

Iniciativa é da Justiça do Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação do Município

23/02/2024 13h18, atualizada em 23/02/2024 15h24

As escolas da rede pública de Blumenau terão este ano uma programação voltada ao combate ao trabalho infantil. A parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) e a Secretaria de Educação de Blumenau foi ajustada numa reunião entre a juíza do Trabalho Débora Koerich, que integra Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) do TRT-SC, e o secretário Alexandre Matias. 

O encontro ocorreu no dia 16 de fevereiro, no prédio da Secretaria, e contou com a presença das servidoras dos programas e projetos integrados do município, Luciana Dalpasquali e Luciana Fiamoncini.

Durante a reunião, foram propostas palestras nas escolas, rodas de conversa com assistentes sociais e psicólogos e a divulgação do material educativo do Programa no Projeto Escola Aberta, da Secretaria de Educação de Blumenau. A magistrada aproveitou para entregar a cartilha "Trabalho Infantil não é brinquedo" e o "Guia do Jovem Aprendiz", materiais produzidos pelo TRT-SC.

Matias também pretende criar um concurso de redação ainda neste semestre, aproveitando o tema do trabalho infantil e da aprendizagem, e buscará junto à Receita Federal itens apreendidos que possam servir como premiação. O secretário aproveitou para convidar a juíza Débora Koerich para palestrar em um seminário a ser realizado no mês de maio, sobre o mesmo tema.

A atuação nas escolas é uma das diretrizes da atual gestão do programa. No início do mês, a juíza Lisiane Vieira, gestora responsável pela região do meio-oeste, visitou três unidades de ensino de Joaçaba e Herval D´Oeste para levar uma proposta de trabalho em relação ao tema trabalho infantil nas salas de aulas.

Visitas e apresentação do programa

Outros juízes do Trabalho que compõem o programa também tiveram atuação pelo estado na semana passada. 

Grasiela Godinho reuniu-se com a secretária de Desenvolvimento Social de Pomerode, Renata Klee, para conhecer atividades do Município voltadas à prevenção do trabalho infantil e estímulo a aprendizagem. Ela também esteve com a direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Timbó para uma conversa sobre cotas de aprendizagem e o programa Novos Caminhos, do TJSC, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Rogério Dias Barbosa se reuniu com a atual secretária de Educação de Jaraguá do Sul, Iraci Müller, empossada recentemente, para apresentar os Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Janice Bastos reafirmou a parceria com o Criciúma Esporte Clube, que no ano passado realizou algumas ações em jogos da série A do Campeonato Brasileiro, juntamente com a instituição Abadeus. Ela também esteve na subseção da OAB de Araranguá para apresentar o Programa e buscar parcerias.



Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: