A doutora em Psicologia Laura Caldas abordou temas como a ascensão dos casos de assédio moral virtual
O que é assédio moral, as estratégias de como evitá-lo e a ascensão dos casos de assédio moral virtual foram alguns dos tópicos abordados na palestra “Assédio moral: microagressões e outras violências no trabalho”, transmitida pelo canal da Escola Judicial do TRT-SC, no YouTube, na sexta-feira (10/5).
O evento encerrou a Semana Nacional do Combate ao Assédio e à Discriminação, promovida de 6 a 10 de maio em diversos tribunais do país. A doutora em Psicologia Clínica no Trabalho Laura Cândida Pedrosa Caldas falou por aproximadamente duas horas sobre o tema. A desembargadora Teresa Regina Cotosky, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação do tribunal, fez a abertura do encontro.
Assuntos de destaque
Laura Caldas, que também é psicóloga perita do TRT-8 (PA/AP), destacou a importância em delimitar o que configura ou não um assédio moral, considerando o impacto psicológico que micro agressões e discriminações podem ter. ”O termo assédio significa uma perseguição e essa atitude é repetitiva, sistemática e contínua”, explica.
O assédio moral virtual, ou seja, aquele praticado na modalidade de teletrabalho, ganhou maior visibilidade após a pandemia de covid-19. A palestrante usou o exemplo de uma ação trabalhista que abordava essa forma de agressão, em que o empregador utilizava uma plataforma eletrônica para vigilância excessiva e para ofender funcionários e funcionárias.
Por fim, a psicóloga sugeriu promover ações socioeducativas e abrir espaços de escuta, trazendo a influência da Justiça Restaurativa, que é a busca da solução de conflitos por meio do diálogo e da negociação, entre vítima e ofensor. De acordo com Laura, essas seriam maneiras de se enfrentar e evitar casos de assédio moral.
Mais de 60 pessoas acompanharam ao vivo o evento, inclusive interagindo e enviando perguntas à palestrante.
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br