Juízes do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem participaram de diversas atividades ao longo da semana
Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), promoveu e participou de diversas atividades pelo estado ao longo da semana.
Histórias inspiradoras
Em Joaçaba, a juíza gestora auxiliar para a região, Lisiane Vieira, organizou uma audiência pública sobre Aprendizagem Profissional, na quarta-feira (12/06), no auditório do Teatro Alfredo Sigwalt, em parceria com a subseção da OAB de Joaçaba, Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Procuradoria da Infância e Juventude de Joaçaba e a Câmara de Vereadores de Catanduvas.
No evento, a magistrada apresentou casos de histórias inspiradoras de aprendizagem em diversos segmentos - indústria, comércio, serviços de saúde, cooperativismo agropecuário, setor público - e ainda um projeto da Epagri voltado à profissionalização do jovem rural. A juíza também fez uma exposição sobre o Programa Jovem Aprendiz do TRT-SC ao público.
“Eventos como esse nos aproximam muito da sociedade. Passamos a ser vistos como parte, como instituição que se preocupa e age em prol da proteção da infância e juventude, e da melhoria das condições de vida da população das localidades em que estamos inseridos ", ressaltou Lisiane.
Participaram cerca de 150 pessoas, entre representantes de entidades qualificadoras, empresas e público em geral.
Compromisso com a aprendizagem
Em Tubarão, a juíza gestora auxiliar, Desirré Bollmann, representou o PCTIEA em sessão na Câmara de Vereadores do município, na segunda-feira (10/6).
Na oportunidade, ela falou sobre a necessidade de se identificar e denunciar os casos de trabalho infantil e fomentar a aprendizagem profissional, principalmente em órgãos públicos. A magistrada avaliou positivamente a ação.
"A sessão foi muito produtiva, com vários debates e cerca de dez vereadores falando sobre o assunto. Tivemos também o compromisso do presidente da Câmara, Gelson Bento, em fazer os estudos necessários para a contratação de jovens aprendizes”.
Conscientização
A Casa da Esperança, entidade blumenauense que desenvolve atividades voltadas a crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) em situação de risco pessoal e social, recebeu a visita da juíza Débora Koerich, gestora auxiliar para a região, e da técnica de ações estratégicas do PCTIEA, Joucemara Reck, na quarta-feira (12/6).
Ambas ministraram palestras, pela manhã e à tarde, para um público de 120 crianças e adolescentes, com o propósito de divulgar o Programa. Elas também promoveram a conscientização acerca do tema por meio da entrega de material informativo (cartilhas), exibição de vídeos e atividades lúdicas de desenho.
Em Jaraguá do Sul, o juíz gestor auxiliar Rogério Dias Barbosa concedeu entrevista para a Rádio RBN FM sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional, também na quarta-feira (12/6). O magistrado relatou situações relacionadas ao tema e destacou a importância do esclarecimento e da conscientização da sociedade.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br