TRT-SC tem quatro projetos de programas institucionais selecionados pelo TST

Serão distribuídos ao todo R$ 70 mil para implantação de iniciativas voltadas à promoção do trabalho decente e sem discriminação

21/05/2025 16h03, atualizada em 21/05/2025 16h37
Freepik

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) selecionou, por meio de editais de chamada pública, quatro projetos institucionais do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) para financiamento e implantação. Dois são do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, um do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Proteção ao Migrante e outro do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. Ao todo, mais de 72 projetos de 20 TRTs foram contemplados pelos editais.

Cerca de R$ 70 mil serão destinados às ações do TRT-12 que visam à erradicação do trabalho infantil, do trabalho escravo, do tráfico de pessoas e a proteção do trabalho de migrantes. Além disso, os projetos têm como objetivo o estímulo à aprendizagem e a promoção da equidade de raça, gênero, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, etária e de pessoas com deficiência.


Confira os projetos selecionados, conforme o programa:


Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
 

  • Vozes da justiça: juntos contra o trabalho infantil”. O objetivo é promover os direitos sociais por meio da educação e disseminar conhecimento sobre o mundo do trabalho. Para tanto, o projeto prevê visitas institucionais e aulas ministradas por pessoas que atuam no Judiciário Trabalhista em dois locais: na Escola Estadual de Educação Básica Pedro II, em Blumenau, e na Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz.
     
  • “Semana da Aprendizagem: Caminho para o combate ao trabalho infantil e para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes e jovens”. No mês de agosto, o evento celebrará a Semana Nacional da Aprendizagem, comemorada anualmente em todo país. A ação contará com palestra  e atração cultural, buscando apresentar a aprendizagem profissional para jovens estudantes e promover a troca de saberes.


Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante
 

  • “Exposição fixa e itinerante sobre recuperação do trabalho escravo, trabalho do migrante e tráfico de pessoas”. A proposta visa a sensibilização e conscientização do público a respeito da exploração do trabalho.


Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade
 

  • “Evento Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”. Propõe-se a realização de um evento em setembro, mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência (PCDs). Estão previstas atividades culturais e palestras que fomentem o debate sobre capacitismo e inclusão.


Mais informações sobre as ações serão divulgadas em breve.


Leia mais:

Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo homologa resultado de projetos selecionados dos TRTs (link externo)

Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade  divulga  resultado de projetos  selecionados dos TRTs (link externo)

Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho divulga resultado de projetos selecionados dos TRTs (link externo)

Texto: Nathaly Bittencourt (estagiária), com informações da Secom/TST
Supervisão: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: