Estande de tiro virtual do TRT-SC é reinaugurado em novo local

Espaço é utilizado para prática exclusiva de agentes da Polícia Judicial que possuem porte de arma

17/12/2025 14h24, atualizada em 17/12/2025 15h10
Camila Velloso

O TRT-SC inaugurou nesta terça (16/12) as novas instalações o estande de tiro virtual, espaço para a prática dos agentes da Polícia Judicial que possuem porte de arma (atualmente são 22). A reinauguração envolve a mudança do local: o estande agora está localizado no primeiro andar do prédio administrativo, e não mais no ático do prédio-sede, onde ficava exposto a infiltrações decorrentes de chuvas mais intensas.

Em uma breve fala, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, lembrou que a questão da segurança institucional está cada vez mais presente na realidade de quem atua no sistema de Justiça, principalmente entre magistrados e oficiais de justiça. “Se tudo funciona perfeitamente, ninguém lembra da segurança. Mas basta um único  incidente para a situação mudar de cenário”, avaliou o presidente.

O presidente da Comissão de Segurança Institucional, desembargador José Ernesto Manzi, reforçou que os juízes do trabalho são o segundo grupo da magistratura que mais recebem ameaças, ficando atrás apenas dos juízes de família. Isso, segundo ele, evidencia a necessidade de o tribunal contar com uma Polícia Judicial qualificada e bem preparada.
 

Estande virtual


O estande de tiro virtual é uma pequena sala de cerca de 17 metros quadrados. Em uma ponta, há uma bancada, a réplica de uma arma (airsoft) e um projetor; ao fundo, um telão com diversos níveis de alvo e de complexidade de atividade, como se fossem fases de um videogame. A sala precisa estar com as luzes apagadas para o bom funcionamento.

De acordo com o diretor de Segurança Institucional do TRT-SC, Claudionor Silva, o espaço poderá ser cedido para outros órgãos capacitarem seus agentes na prática de tiro.
 

Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

 

 

Notícia com 22 visualizações

Leia Também: