Justiça do Trabalho realiza simpósio de inovação em Florianópolis

Evento vai apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas ao longo do ano para os principais desafios da instituição

02/12/2019 17h53

Uma atendente virtual por WhatsApp, um sistema que usa a inteligência artificial para aumentar o índice de conciliações em processos trabalhistas e uma solução que, por meio de linguagem cidadã, notifica as partes sobre o andamento das ações.

Essas são algumas das soluções que serão apresentadas no Simpósio Inova TRT-SC, que acontece nesta sexta (29), a partir das 13h30, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

O Simpósio é uma das ações do Programa Inova TRT-SC, criado em maio para fomentar a inovação na Justiça do Trabalho e aprimorar os serviços prestados ao cidadão. A maior parte dos projetos que serão apresentados nesta sexta surgiram no Hackathon Inova TRT-SC, maratona tecnológica realizada em setembro.

As soluções, que já vinham sendo aperfeiçoadas e desenvolvidas em um laboratório vinculado ao Programa, o LabInova12, alcançaram no último dia 20 um novo patamar, com a assinatura de um termo cedendo ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) os direitos para poder aprimorá-las tecnicamente.

No Simpósio haverá a apresentação de cinco delas, cujos projetos para desenvolvimento já estão registrados no CSJT: Consulta Cidadão, Triar, LIA (assistente virtual), JT Fone e Gemini (solução para Gabinetes).

Haverá ainda no evento o anúncio da ideia vencedora do Eureka, iniciativa incorporada ao Inova cuja meta é premiar as melhores soluções para problemas que afetam a instituição internamente. No ano passado venceu a sugestão batizada de Concilia-JT, um sistema que utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em um processo, a partir de modelos estatísticos desenvolvidos com base no estudo do acervo processual. Com expectativa de ser utilizada em todo o estado, nos primeiros testes a tecnologia apresentou eficácia de 70%.

O encerramento ficará por conta de Leonardo Toco, membro fundador da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e também do movimento Juntospelo.Rio, que tem o objetivo de transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação. Ele vai dar a palestra Caminhos para a Inovação e Transformação Digital no Judiciário.

Leia Também: