“Que este espaço sirva para a construção de soluções justas”. Foi dessa forma que a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Mari Eleda, se referiu à nova sede da Vara do Trabalho de Timbó, em solenidade realizada na sexta (26). O prédio, alugado pelos próximos cinco anos, tem 420 metros quadrados de área total (170 a mais que o anterior) e instalações mais modernas e acessíveis.
Em seu discurso, a presidente Mari Eleda traçou o histórico da Vara do Trabalho de Timbó, cuja jurisdição abrange também os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio. A unidade nasceu como 5ª Vara do Trabalho de Blumenau, em 2003, e foi transferida para a atual localidade em 2005, “para o bem das pessoas desta rica e respeitável região do estado”, frisou.
A desembargadora também citou características da cidade, conhecida como “Pérola do Vale”, destacando seu ótimo índice de qualidade de vida e a forte indústria, responsável por 60% dos empregos do município e prominente nas áreas têxtil e eletrometal-mecânica.
“E a Justiça do Trabalho, orgulhosamente, está integrada a essa vida de qualidade que se espraia por toda a região da Jurisdição, atuando para a pacificação dos conflitos e a melhor convivência”, concluiu a presidente.
A juíza titular da unidade, Nelzeli Moreira da Silva Lopes, falou do impacto positivo da mudança de sede, que concretiza o “sonho de oferecer aos jurisdicionados, servidores, juízes, advogados e a todos que vêm à Justiça do Trabalho um espaço mais digno e adequado, que nos permitirá ampliar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, ressaltou.
“Indiscutivelmente a inauguração desta nova sede dignifica e consolida a importância do Poder Judiciário para a comunidade local, representada pelos habitantes dos municípios atendidos pela nossa jurisdição”, assinalou a magistrada.
O prefeito de Timbó, Jorge Krüger, lembrou que a nova sede chega em um momento importante para o município. “Sem dúvida nenhuma, a inauguração deste novo espaço, que vai atender de forma mais respeitosa a todos que se utilizam dele para garantir seus direitos, é mais um presente de 2019, em que o nosso município completa seus 150 anos de fundação”, afirmou o chefe do executivo municipal.
O Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) foi representado pelo procurador Piero Menegazzi, que ressaltou ser a nova sede uma conquista a se comemorar, considerando o cenário “marcado por grandes restrições orçamentárias, que por vezes quase impõem uma asfixia ao funcionamento de alguns órgãos públicos”.
“Neste contexto, a Administração do TRT-SC, tão profícua em realizações, como nós temos acompanhado, entrega uma sede ampla, moderna e funcional, plenamente apta a atender aos jurisdicionados e a todas as atividades relevantes desempenhadas pela Justiça do Trabalho nesta região”, considerou Menegazzi.
Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) falou a conselheira estadual da instituição, advogada Raquel Zanolla. “Passados quase 14 anos (da inauguração da Vara do Trabalho de Timbó), necessitávamos de um novo espaço, condizente com o aumento populacional, bem como com o crescente número de ações trabalhistas”, frisou, complementando que a nova sede, “além de muito bonita e funcional, está à altura da qualidade dos serviços prestados pelos juízes e servidores da Justiça do Trabalho”.
A nova sede da VT de Timbó fica localizada na Rua Aracaju, nº 330, esquina com a Manaus, Centro.
Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br