Em uma iniciativa conjunta com a Corregedoria e a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a 4ª Vara do Trabalho de Joinville realizou um mutirão de três dias (21,22 e 23 de março) para incentivar a conciliação entre trabalhadores e empregadores em processos que corriam na unidade. Foram ao todo 62 acordos, garantindo o pagamento de R$ 700 mil em dívidas trabalhistas.
A mobilização serviu como um ensaio para a implantação do Centro de Conciliação no Fórum do município, que acontecerá ainda este ano. A responsável por organizar a pauta e conduzir as 107 tentativas de conciliação, juíza Patrícia Andrades Gameiro Hofstaetter, ficou satisfeita com o resultado alcançado.
“Pudemos sentir que, muitas vezes, pautas voltadas diretamente para a conciliação, com a utilização de técnicas específicas, são capazes de incentivar as partes na realização de acordos”, avaliou a magistrada. “Isso demonstra que o Centro de Conciliação do Fórum de Joinville certamente trará ótimos resultados”, afirmou, esperançosa. O índice de acordos obtido durante os três dias foi de 58%, acima das médias nacional (37,7%) e do Tribunal (47,2%) no ano passado.
Os servidores da unidade também participaram ativamente para alcançar o resultado. Daniel Fiorotto, especialista em cálculo, contribuiu demonstrando às partes o valor aproximado de cada processo, enquanto as servidoras Karime Hevia e Jamile de Carvalho auxiliaram na aproximação das partes. Nas salas de audiência, o apoio foi das servidoras Angela Goedert, Kelly de Souza e Marta Novais.
“Desenvolvemos nosso trabalho da melhor maneira possível para que as partes pudessem chegar a um acordo satisfatório para ambas”, afirma Karime Hevia, que também é diretora de secretaria da unidade.
Apoio
Enquanto Patrícia Hofstaetter conduzia o mutirão, a pauta regular da unidade foi assumida excepcionalmente pelo juiz da Vara do Trabalho de Brusque Roberto Masami Nakajo, que realizou 30 audiências de instrução durante os três dias. O apoio de Nakajo foi sugerido pelo corregedor do TRT-SC, desembargador José Ernesto Manzi, e autorizado pela desembargadora Mari Eleda, presidente da instituição.
“A experiência realizada em Joinville demonstra que a cultura da conciliação começa a firmar raízes em todas as jurisdições, fortalecendo o caminho para a implantação dos centros de conciliação”, destacou a presidente.
O próximo mutirão de conciliação a ser realizado na 4ª VT de Joinville tem como data provável o final de abril. Caso você seja parte em um processo que tramita na unidade e queira solicitar a inclusão na pauta, entre em contato pelo (47) 3431-4960.
exto: Carlos Nogueira / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br
Soundcloud Flickr facebook twitter youtube