TRT-SC utiliza WhatsApp como canal de conciliação

17/04/2017 16h10
celular nas mãos


O Tribunal adotou recentemente uma nova ferramenta para facilitar a negociação entre partes e advogados: o WhatsApp. A expectativa é que o conhecido canal de mensagens instantâneas agilize, a distância, questões pendentes em processos trabalhistas.

Para solicitar a inclusão de um processo em uma tentativa de conciliação a distância, os interessados devem enviar e-mail para secaj@trt12.jus.br, com o número dos autos e o celular do advogado responsável pela negociação. O acompanhamento das mensagens será das 12h às 19h, de segunda a sexta, com exceção dos feriados.

De acordo com o Serviço de Conciliação e Apoio às Atividades Judiciárias (Secaj), responsável pela iniciativa, toda a conversa terá o auxílio do próprio setor, que irá atuar para facilitar o diálogo e fazer considerações quando necessário. Além do Secaj, a negociação será supervisionada pelo juiz Ricardo Nunes, coordenador do Centro de Conciliação do 2º Grau (Cejusc).

Para Nunes, a alternativa irá ajudar a aproximar os litigantes. “Fazer a negociação através de um ambiente mais informal que uma sala de audiências, como o WhatsApp, pode deixar as partes mais à vontade, principalmente aquelas que estão lindando com a situação pela primeira vez. Consequentemente, elas podem chegar num acordo benéfico a ambos os lados”, avalia.

A princípio, o novo canal será utilizado para ações que estejam em segunda instância, mas, segundo Ricardo Nunes, se o resultado for positivo a iniciativa poderá ser estendida para o primeiro grau.

 

 

 


Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: