Criado para acelerar a solução de processos através da composição entre as partes, o Centro de Conciliação do Fórum Trabalhista de Florianópolis alcançou na terça (15) a marca de dois mil acordos em menos de um ano. O total repassado aos reclamantes nesse período ultrapassa o valor de R$ 124 milhões.
Apesar do Centro ter iniciado as atividades em junho, as estatísticas começaram a ser levantadas apenas no final de agosto. De lá para cá, 3,6 mil audiências foram realizadas, sendo que 2 mil terminaram em acordo, representando um índice de 55,5% de conciliação. O percentual ultrapassa a média estadual, de 47,5%, e nacional, de 38,8%.
Composto por catorze mesas redondas, duas para cada vara – uma para a conciliação e a outra para homologação dos acordos –, o espaço é coordenado pelo juiz titular da 2ª VT de Florianópolis, Válter Túlio Amado Ribeiro. O magistrado comemorou o resultado e fez um agradecimento ao grupo de servidores que contribuiu para alcançá-lo. “A equipe atendeu, em média, mais de 400 pessoas por dia, mantendo-se sempre firme, coesa e persistente na solução dos litígios”, ressaltou.
De acordo com Válter Túlio, o resultado estava sendo aguardado e foi comemorado pelos presentes. “Quando a marca de dois mil processos conciliados foi atingida, fizemos um anúncio em todo o Fórum Trabalhista de Florianópolis. A notícia foi celebrada por todos e recebeu aplausos de pé dos advogados e jurisdicionados”, contou.
As audiências do Centro são realizadas de terça a quinta-feira, das 13h30 às 18h, no terceiro andar do Fórum da Capital. O contato pode ser feito pelos telefones (48) 3298-5689 e (48) 3298-5698 ou no conciliafloripa@trt12.jus.br.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br