Os trabalhadores do serviço de transporte de valores que atuam em Florianópolis decidiram retomar as atividades nesta terça-feira, às 7h30min, encerrando por completo a greve da categoria. A decisão foi tomada por volta das 18h desta segunda-feira, ao término da segunda tentativa de conciliação promovida pelo desembargador do TRT-SC Jorge Luiz Volpato.
Não houve alteração em relação à primeira proposta feita pelo magistrado, ainda na quinta-feira passada (2). Ou seja, os trabalhadores vão receber 10,5% de reajuste salarial e R$ 29 de vale-alimentação diários. Os dias de greve, que variam de acordo com a região, vão poder ser compensados em 10 meses, na seguinte proporção: cada hora compensada abaterá uma hora e meia do total do tempo de paralisação.
Os dias parados não acarretarão prejuízo no Plano de Participação nos Resultados (PPR) dos trabalhadores, que é vinculado ao número de faltas, e também não serão considerados para efeito de férias, 13º salário e quaisquer outras parcelas de natureza salarial.
Com o acordo, o Sintravasc (Sindicato dos Trabalhadores no Transporte de Valores e Escolta Armada de Santa Catarina) e o Sindesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina) firmam uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, cujas demais cláusulas ficam mantidas. O documento deverá ser registrado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Texto: Clayton Wosgrau / Foto: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br