Estrutura é a oitava de primeiro grau no Estado e a primeira a ser instalada neste ano
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou nesta sexta (15) o Centro de Conciliação (Cejusc-JT) do Fórum Trabalhista de Rio do Sul, o primeiro a ser instalado neste ano e o oitavo de primeira instância no Estado. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito do município, José Thomé, e teve a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda.
Em seu discurso, a presidente relembrou os anos em que atuou na Vara do Trabalho do município, entre 1990 e 1992, como juíza substituta, e em 1993, como titular. “Rio do Sul é o principal município da região do alto Vale do Itajaí e abriga um pujante sistema socio-econômico, que catalisa a força de trabalhadores e empreendedores industriais e agrícolas”, destacou a desembargadora.
Sobre o Cejusc, Mari Eleda explicou que a estrutura baseia-se no princípio da “harmonização de contrários, para gerar maior força”. Fazendo um paralelo histórico, ao citar o professor Paulo Márcio Cruz, a presidente lembrou que, na metade dos anos 1930, sindicatos de trabalhadores e empregadores da Suécia fecharam um acordo pelo qual pretendiam alcançar “uma decisiva cooperação e promover o desenvolvimento e o crescimento econômico”.
“Essa cooperação permitiu que fosse alcançada uma situação de pleno emprego”, complementou a desembargadora, concluindo que a cooperação no lugar do antagonismo faz parte também do “DNA” do Cejusc.
O diretor do Fórum Trabalhista de Rio do Sul, juiz Leonardo Fischer, ressaltou que o Cejusc é uma forma inovadora de tentar o acordo, favorecendo a aproximação e o entendimento entre as partes. “Acredito que o espaço facilitará a vida de todos, jurisdicionados, advogados, magistrados e servidores, promovendo soluções mais rápidas e efetivas para os processos”, afirmou.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, espera que o Cejusc possa reforçar o papel do TRT-SC como o grande conciliador na caminhada do município rumo ao desenvolvimento econômico e social. E citou, para ilustrar, uma audiência realizada por Leonardo Fischer na quinta-feira envolvendo os trabalhadores do comércio na região, que envolve a flexibilização do horário da jornada de trabalho.
Representando o presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio do Sul, o conselheiro estadual da instituição, advogado Antonio Naschenweng Neto, parabenizou o Tribunal pela iniciativa de instalar o Centro e destacou o bom relacionamento entre advogados e a Justiça do Trabalho na região.
“Espero que a Justiça do Trabalho continue reconhecendo que o advogado é indispensável à administração do processo e também louvo, em nome da OAB, a instalação do Cejusc e a conciliação, que é o futuro”, assinalou Naschenweng.
Cejuscs
Além de Rio do Sul, há espaços dedicados à conciliação em Florianópolis (também no segundo grau), Itajaí, Jaraguá do Sul, São José, Joinville, Lages e Blumenau. Instalados em 2018, todos seguem as diretrizes recomendadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), cuja essência é criar um ambiente projetado para favorecer o clima de cooperação e estimular o diálogo entre as partes.
Contato Para agendar uma audiência no Centro de Conciliação de Rio do Sul, basta entrar em contato através do telefone (47) 3531-4599 ou pelo email cejuscrsl@trt12.jus.br |
Texto: Carlos Nogueira \ Fotos: Adriano Ebenriter e Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br