Setembro Amarelo: live com psiquiatra nesta sexta (11) vai abordar a prevenção ao suicídio

10/09/2020 17h39, atualizada em 11/09/2020 12h55

Com o intuito de chamar a atenção para a promoção da saúde mental e os cuidados com a preservação da vida, desde 2014 é realizada anualmente a campanha Setembro Amarelo. Para falar sobre o assunto, o TRT-SC convidou a médica psiquiatra e professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Bárbara Saviato. Ela será entrevistada em formato de live, sexta-feira (11), às 14h, no canal do YouTube da instituição.

A psiquiatra responderá a perguntas elaboradas pela equipe de Psicologia do Tribunal sobre temas como o tabu em relação ao suicídio, formas de prevenção, auxílio a famílias e amigos que vivenciaram perdas nessas condições, fatores de risco e onde encontrar ajuda.

Bárbara é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui título de psiquiatra conferido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), além de duas pós-graduações: terapia cognitivo-comportamental e psiquiatria da infância e da adolescência. Ela será entrevistada pela jornalista Letícia Cemin, da Secom.

Números

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 houve 11,4 mil mortes por suicídio – em média, um caso a cada 46 minutos. Naquele ano, o suicídio foi quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país.
 


Texto: Carlos Nogueira / Foto: Banco de imagens
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: