A 3ª Vara do Trabalho de Lages é uma conquista para a Região Serrana e um justo reconhecimento do TRT de Santa Catarina frente ao crescimento das demandas trabalhistas. Assim a presidente do TRT-SC, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, resumiu em seu discurso a instalação da nova unidade na jurisdição, em solenidade ocorrida na tarde de segunda-feira (25), quando também foi implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) na região.
A terceira vara é uma reivindicação antiga do município. Desde 2009, a média anual de novos processos tem superado 1,5 mil, critério definido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para instalação de novas varas em jurisdições que já possuem uma ou mais unidades judiciárias. Não à toa, em torno de 300 pessoas compareceram ao evento, entre eles o prefeito municipal, Elizeu Mattos, e o secretário de desenvolvimento regional, Gabriel Ribeiro, que representou o governador do estado na solenidade.
A presidente do Tribunal relembrou a mobilização da sociedade lageana, nos últimos anos, pela implantação da unidade. “Além das manifestações de nossos próprios servidores e magistrados lotados na região, houve também pleitos da subseção da OAB-SC de Lages, de entidades representativas de trabalhadores e empregadores e das lideranças políticas.
A diretora do Foro de Lages, juíza Patrícia Pereira de Sant'Anna, fez um discurso emocionado, embargando a voz em diversos momentos. “Foi um caminho longo, cheio de lutas vencidas com sucesso e presenciadas por muitos dos que aqui estão”, afirmou.
De acordo com ela, a mobilização pela nova vara fez com que juízes, servidores, advogados, políticos, empregadores e trabalhadores passassem a agir como uma família que respeita seus integrantes e a missão particular de cada um. “Tudo visando, sempre, à aproximação do cidadão com o Poder Judiciário e à entrega da prestação jurisdicional de forma justa e célere”, afirmou.
Aspiração coletiva
O prefeito de Lages também mencionou as reuniões e o envolvimento da sociedade para que a terceira vara fosse instalada, elogiando o esforço das juízas Sant'Anna e Andréa Cristina de Souza Hauss Bunn, titular da unidade inaugurada. "Foi uma aspiração coletiva. Lages cresce e a nova vara vem para atender a uma demanda já existente”, afirmou.
O presidente da subseção da OAB-SC de Lages, Marcelo Menegotto, também ressaltou que a terceira vara é a “concretização de um anseio antigo da comunidade lageana e da região serrana, por criar condições de melhor acessibilidade dos cidadãos aos serviços da Justiça do Trabalho.”
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348 - Estúdio 3216-4066