Paralisação de empregados públicos do setor de tecnologia da informação do Governo do Estado já durava duas semanas
Representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD-SC) e do Centro de Informática e Automação (Ciasc) chegaram a um consenso que pôs fim à greve de duas semanas.
Os termos foram debatidos na última sexta-feira (24/6), em audiência telepresencial da Seção Especializada 1, mediada pela juíza convocada do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert.
O Ciasc é o responsável, entre outras funções, por gerar a folha de pagamentos do funcionalismo público estadual. A proposta firmada em audiência foi aprovada pela assembleia do SINDPD-SC naquele mesmo dia.
A empresa se comprometeu a conceder promoção por antiguidade em dezembro de 2022 a todos os trabalhadores que preencherem os requisitos, limitada a uma letra do plano de cargos e salários. Considerando que a reposição da inflação, no percentual de 12,47%, já havia sido ajustada anteriormente e favorecerá a todos os empregados, a promoção por antiguidade vai significar um aumento real 2,5% a quem tiver direito ao benefício.
Entre os outros termos estabelecidos, está a manutenção do regime de home office para os empregados até o final deste ano, em escala de 4 por 1. Os representantes da empresa pública ainda se comprometeram a regulamentar o regime e a integrá-lo ao sistema de controle de jornada, para fins de pagamento de horas extras.
Também ficou decidido que o Ciasc irá manter todos os membros da comissão de planos de carreira, cargos e salários (PCCS) da categoria, incluindo mais um membro indicado pelo sindicato, além do atual representante dos trabalhadores. Outro compromisso firmado foi o de pagar os dias em que os empregados ficaram parados por conta da greve.
Da parte do sindicato, foi assumido o compromisso de solicitar aos empregados que coloquem em dia os serviços públicos de Tecnologia da Informação (TI) afetados com a paralisação.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br