Administração do TRT se reúne com juízes de 1º grau

16/03/2012 17h03

Uma reunião entre os juízes de 1ª instância e a nova administração do TRT-SC antecedeu o 1º Módulo da Escola Judicial para 2012, nesta quinta-feira (15), em Florianópolis. A desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, presidente do TRT, fez a abertura do evento destacando que a administração muda, mas o planejamento e as ações já iniciadas têm continuidade.

Fazendo um resgate do que foi feito até agora, ela falou sobre a atenção ao processo eletrônico. “O TRT catarinense vive um momento especial de visibilidade por conta do PJe. É um reconhecimento pela capacitação dos servidores e pela visão administrativa que entendeu a importância da informatização. Não apenas pela celeridade que dá ao processo, como pela economia de recursos naturais”, destacou.

A desembargadora-presidente também parabenizou a todos os juízes e servidores pelo “brilhante” desempenho em 2011, marcado pela redução no prazo para audiências, aumento na produtividade e no número de conciliações, além do alcance da Meta 3 (reduzir em 10% o acervo de processos na fase de execução).

As próximas prioridades serão o aperfeiçoamento do Núcleo de Conciliação, com a criação de uma estrutura física, além da implantação, para situações especiais, de um núcleo de cooperação e apoio ao 1º grau.

O vice-presidente do TRT, desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira, como diretor da Escola Judicial, falou sobre as outras atividades que serão desenvolvidas este ano, em outros quatro módulos, que, entre outros temas, vão abordar processo eletrônico e coleta de prova oral.

Já o desembargador Edson Mendes de Oliveira, corregedor regional, falou que está dando continuidade à forma de fazer as correições, com a análise antecipada dos processos. “É uma maneira menos invasiva e temos mais tempo para dar atenção aos juízes, servidores e advogados”, explicou.

Mudança

Para finalizar o encontro, a educadora, pesquisadora e escritora Dulce Magalhães falou sobre a arte de viver a mudança. Para ela, fomos educados para acreditar que o nosso pensamento é sempre o correto e o dos outros é errado. “Dependendo das crenças e valores podemos estar construindo resultados de forma mais fácil ou difícil”, demonstrou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br
 

Leia Também: