Alesc receberá exposição de desenhos sobre combate ao trabalho infantil

Imagens foram vencedoras de concurso realizado na rede pública de ensino em 2018. Na semana passada, foi entregue último prêmio

26/04/2019 18h30
juíza Bunn e desembargadora Cotosky com presidente da ALESC, deputado Júlio Garcia
Representantes do Programa de Combate ao Trabalho Infantil de SC reuniram-se com deputado Júlio Garcia, presidente da Alesc


Uma mostra na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com desenhos feitos por estudantes que retratam as disparidades das crianças que frequentam a escola e das que precisam trabalhar. Este foi um dos assuntos tratados na reunião realizada nesta quarta-feira (24) entre as gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem de SC, desembargadora Teresa Regina Cotosky e juíza Patrícia Pereira de Sant'Anna, e o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia. A presidente da Amatra12, juíza Andrea Haus Bunn, também participou do encontro.

A exposição fará parte de um conjunto de ações planejadas para o mês de junho em razão da passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12. As imagens são as vencedoras do concurso de desenho “Trabalho infantil não é brinquedo: lugar de criança é na escola”, realizado no ano passado pelo Programa e a Amatra12 com estudantes dos 3º e 4º anos de escolas públicas de 12 municípios do estado. Os três primeiros colocados de cada cidade foram premiados.

Além da mostra, os presentes reforçaram a expectativa de outras parcerias. "Acredito que o Poder Legislativo possa ser um grande aliado nessa tarefa de sensibilizar a sociedade para as consequências do trabalho infantil, como aumento da evasão escolar, baixa qualificação profissional e perpetuação do ciclo da pobreza”, destacou Teresa Cotosky.

O deputado Júlio Garcia, por sua vez, assinalou que o trabalho infantil é um problema cujo debate deve ser realizado diretamente com os sujeitos envolvidos, observada a participação ativa e mediadora dos poderes Legislativo e Judiciário.

Final feliz

aluna vencedora do concurso com sua mãe exibem os prêmios recebidos
A estudante Isabela e sua mãe com seus prêmios entregues pela servidora Isabel Vanzin (D)

 

Finalizado em dezembro do ano passado, o concurso de desenho ainda tinha uma pendência: uma das vencedoras de Chapecó, a estudante do 4º ano Isabela Lorrainy Santin, não havia recebido o prêmio. Isso porque a menina se mudou para a cidade de Cascavel, no interior do Paraná, antes do fim do concurso.

Ciente da situação e da dificuldade financeira da família em arcar com os custos para o deslocamento a Santa Catarina, a equipe da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó se mobilizou para entregar a premiação.

A juíza titular, Vera Marisa Ramos, gestora auxiliar do Programa na região, conseguiu o novo endereço da estudante junto à Secretaria de Educação do município, e a servidora Isabel Vanzin se dispôs a viajar até o local. Na última semana, a vencedora finalmente recebeu seus presentes: uma bicicleta, uma caixa com 58 lápis de cor, certificado e camiseta do Programa.

"Considerava o prêmio perdido e ganhei um presente inesperado de Páscoa!”, comemorou Isabela, feliz por finalmente ter a posse de seus brindes.

 

 

Texto: Camila Velloso / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: